19 a 21 de Fevereiro – Bacalhau à São Teotónio em Valença

No fim-de-semana de 19 a 21 de Fevereiro de 2016, o Bacalhau à São Teotónio, acompanhado pelo Caldo Verde e, à sobremesa, pelos Borrachinhos de Valença, vai ser o protagonista de mais um fim-de-semana gastronómico, em vinte e quatro restaurantes de Valença, no norte do Minho e de Portugal.

O bacalhau, o produto mais célebre da gastronomia valenciana, está sempre presente, diariamente, em todos os restaurantes locais, confecionado e apresentado em prato ou em tapas das mais diversas e ousadas formas, pelo que m Valença o bacalhau sabe como em mais nenhum lugar.

Há séculos que por Valença se apuram os sabores e a arte de apresentar as receitas de bacalhau. O bacalhau é um produto há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai até esta região visitantes de de Norte a Sul de Portugal e até da vizinha Espanha (em particular da Galiza), para saborear as múltiplas formas de o confecionar.

O Bacalhau à São Teotónio vai ser o protagonista deste fim-de-semana gastronómico. Um prato de sabor inigualável e verdadeiramente digno do prazer dos deuses, com nome de santo, em homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença.

O Caldo Verde, eleito em 2011 como a melhor sopa de Portugal, é a sopa da tradição valenciana a marcar, também, esta jornada.

A acompanhar o Bacalhau à São Teotónio, uma sobremesa tradicional valenciana: os Borrachinhos de Valença. Esta é uma iguaria da doçaria conventual valenciana à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e do Turismo Porto Norte de Portugal.

Não esqueça, é já este fim-de-semana. Mas, se não lhe for possível, em qualquer altura do ano faça uma visita a Valença e à sua fortaleza, na certeza de que será sempre muito bem recebido(a)!