Actividades agrícolas e relacionadas

 

Actividades agrícolas em diversos espaços

Antigamente, em casa dos nossos avós, havia sempre um quintal com uma pequena horta onde eram cultivados temperos, ervas aromáticas e algumas hortaliças. Esta prática, tendo caído em desuso por causa da facilidade de aquisição de qualquer produto nos supermercados, volta a estar na moda! Neste artigo vamos dizer-lhe tudo o que tem a fazer, ao longo do ano para criar uma hora e aproveitar todas as suas potencialidades. Vai ver como sabe bem comer produtos hortícolas cultivados por si numa horta caseira.

Se tiver disponível um espaço para plantar variadas árvores de fruto, não hesite e avance para a criação do seu próprio pomar, no qual, nas épocas apropriadas, poderá apanhar frutos saborosos e que são essenciais numa alimentação saudável. Comer fruta sabe sempre bem e faz ainda melhor, pelo quem não hesite em ser o produtor das frutas que come em família. Saiba o que fazer e como fazer, ao longo do ano, para ter o seu próprio pomar.

Quando falamos em campo, em termos agrícolas, estamos a falar, essencialmente de uma parcela de terreno, sem edifícios, localizada fora da zona urbana, e que se destina exclusivamente à agricultura, podendo ter uma zona de cultivo e/ou de pastoreio. É certo que para este tipo de actividade agrícola é necessário um espaço de dimensões bastante maiores do que as necessárias para uma horta; no entanto, o resultado pode ser muito gratificante. Saiba o que tem a fazer e como, ao logo do ano, se decidir cultivar produtos agrícolas num campo.

Um jardim é um espaço, normalmente ao ar livre, devidamente preparado para o cultivo, a mostra e apreciação de plantas, flores, etc.. Evidentemente que existem diversos tipos de jardins, os quais se diferenciam pelas suas funções e características. A actividade da jardinagem: cultivar e manter um jardim, pode ser exercida por qualquer pessoa. Faz bem ao stress, pois ajuda a relaxar e quando precisar de algumas flores ou arbustos para embelezar a sua casa, não precisa de os comprar pois têm-nos a todos no seu jardim!

É por todos reconhecido que a vinha e o vinho constituem um verdadeiro e inestimável património cultural e económico, e que representa para todos os Portugueses um dos elementos essenciais da nossa identidade cultural, enquanto povo e nação, que importa preservar, valorizar e divulgar junto dos mais jovens. Assim, se quiser saber o que deve fazer, ao longo do ano, na sua vinha, consulte a respectiva página deste website.

É nas adegas, normalmente localizadas no subsolo, que o vinho é armazenado em tonéis, barris, cubas, barricas ou garrafas. A temperatura ideal para se manter o vinho nas adegas é entre 14ºC e 17°C. Se não forem efectuados os trabalhos necessários ao longo do ano, poderá vir a ter alguns problemas na sua adega. Não deixe de seguir as nossas sugestões para evitar problemas!

Para além dos animais de estimação, também designados como domésticos ou de companhia, há muitos outros animais que necessitam de cuidados humanos para poderem cumprir com a respectiva “função”: produzir alimentos, ajudar nas actividades agrícolas, etc. Aqui deixamos as tarefas que deve ter em conta para manter os animais nas devidas condições higiénico-sanitárias, por exemplo.

A oliveira é uma árvore da família oleáceas da oliveira, característica do clima Mediterrâneo, muito habituada ao calor e a chuvas episódicas. Os seus frutos são as azeitonas, das quais se retira o azeite. A oliveira não gosta de muita água, e suporta bem a falta dela, tal como não aprecia o frio exagerado, embora o suporte bem, aproveitando esse tempo para descansar e recuperar da energia despendida no ano anterior. Esta árvore costuma ter pouca altura e tronco retorcido, e é originária da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irão.Veja o que deve ser fazer nos olivais, ao longo do ano.

A apicultura é a criação de abelhas essencialmente para a produção de mel e de cera. É uma atividade muito antiga, e as suas origens encontram-se já na pré-história. São conhecidos os desenhos descobertos em caverna, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame. A Bíblia também faz inúmeras referências ao mel e enxame de abelhas. A abelha é o único insecto que foi domesticado pelo ser humano. Um apiário é um conjunto de colmeias, nas quais se faz criação de abelhas. Aqui vão ser fornecidas informações básicas sobre as actividades que deve desenvolver, ao longo do ano, no seu apiário particular.

A Nova Enciclopédia Portuguesa, no seu vol. VIII, diz-nos que «A mata é um perímetro florestal, natural ou artificial. Neste último caso, a composição é uniforme e obedece a um plano previamente estipulado, em que se procura uma harmonia ecológica, como no pinhal de Leiria. Nas matas naturais, a própria natureza se encarrega do ecossistema.» Já o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (tomo VII) afirma que a palavra mata teve origem no Latim “matta”, e que é um terreno onde crescem árvores silvestres; bosque cerrado; floresta, charneca; mato. Também nas matas pode realizar atividades ao longo do ano.