Actividades agrícolas e relacionadas

Antigamente, em casa dos nossos avós, havia sempre um quintal com uma pequena horta onde eram cultivados temperos, ervas aromáticas e algumas hortaliças. Esta prática, tendo caído em desuso por causa da facilidade de aquisição de qualquer produto nos supermercados, volta a estar na moda! Neste artigo vamos dizer-lhe tudo o que tem a fazer, ao longo do ano para criar uma hora e aproveitar todas as suas potencialidades. Vai ver como sabe bem comer produtos hortícolas cultivados por si numa horta caseira.

Se tiver disponível um espaço para plantar variadas árvores de fruto, não hesite e avance para a criação do seu próprio pomar, no qual, nas épocas apropriadas, poderá apanhar frutos saborosos e que são essenciais numa alimentação saudável. Comer fruta sabe sempre bem e faz ainda melhor, pelo quem não hesite em ser o produtor das frutas que come em família. Saiba o que fazer e como fazer, ao longo do ano, para ter o seu próprio pomar.

Quando falamos em campo, em termos agrícolas, estamos a falar, essencialmente de uma parcela de terreno, sem edifícios, localizada fora da zona urbana, e que se destina exclusivamente à agricultura, podendo ter uma zona de cultivo e/ou de pastoreio. É certo que para este tipo de actividade agrícola é necessário um espaço de dimensões bastante maiores do que as necessárias para uma horta; no entanto, o resultado pode ser muito gratificante. Saiba o que tem a fazer e como, ao logo do ano, se decidir cultivar produtos agrícolas num campo.

Um jardim é um espaço, normalmente ao ar livre, devidamente preparado para o cultivo, a mostra e apreciação de plantas, flores, etc.. Evidentemente que existem diversos tipos de jardins, os quais se diferenciam pelas suas funções e características. A actividade da jardinagem: cultivar e manter um jardim, pode ser exercida por qualquer pessoa. Faz bem ao stress, pois ajuda a relaxar e quando precisar de algumas flores ou arbustos para embelezar a sua casa, não precisa de os comprar pois têm-nos a todos no seu jardim!

É por todos reconhecido que a vinha e o vinho constituem um verdadeiro e inestimável património cultural e económico, e que representa para todos os Portugueses um dos elementos essenciais da nossa identidade cultural, enquanto povo e nação, que importa preservar, valorizar e divulgar junto dos mais jovens. Assim, se quiser saber o que deve fazer, ao longo do ano, na sua vinha, consulte a respectiva página deste website.

É nas adegas, normalmente localizadas no subsolo, que o vinho é armazenado em tonéis, barris, cubas, barricas ou garrafas. A temperatura ideal para se manter o vinho nas adegas é entre 14ºC e 17°C. Se não forem efectuados os trabalhos necessários ao longo do ano, poderá vir a ter alguns problemas na sua adega. Não deixe de seguir as nossas sugestões para evitar problemas!

Para além dos animais de estimação, também designados como domésticos ou de companhia, há muitos outros animais que necessitam de cuidados humanos para poderem cumprir com a respectiva “função”: produzir alimentos, ajudar nas actividades agrícolas, etc. Aqui deixamos as tarefas que deve ter em conta para manter os animais nas devidas condições higiénico-sanitárias, por exemplo.