Actividades no jardim ao longo do ano

Um jardim é um espaço, normalmente ao ar livre, devidamente preparado para o cultivo, a mostra e apreciação de plantas, flores, etc.. Evidentemente que existem diversos tipos de jardins, os quais se diferenciam pelas suas funções e características. A actividade da jardinagem: cultivar e manter um jardim, pode ser exercida por qualquer pessoa. Faz bem ao stress, pois ajuda a relaxar e quando precisar de algumas flores ou arbustos para embelezar a sua casa, não precisa de os comprar pois têm-nos a todos no seu jardim!

Janeiro

Se o jardim estiver com o terreno enxuto, já se pode semear sécias, zínias, papoulas, goivos, girassóis, miosótis e todas as plantas anuais ou de estação.

Planta-se quase tudo neste mês.

Quem ainda não podou as roseiras não deve deixar de o fazer agora, convindo também adubar bem o jardim, sem o que não pode obter-se flores.

Fevereiro

Execução de caldeiras em volta das árvores e arbustos, onde se lança estrume que não deve ficar em contacto com as plantas (este estrume é coberto com terra na Primavera).

Semear todas as flores anuais: cíclames, chagas, cólios, cosmos, ervilhas-de-cheiro, espargos, gipsófilas, mangericos, sécias, etc.

Março

Semear: papagaios, sécias, cravos, ervilhas-de-cheiro, dálias, perpétuas, goivos, etc…

Abril

Concluir a poda das roseiras.

Semear relva, aparar as sebes e a relva que esteja em pleno desenvolvimento. Verá que o jardim fica logo com um aspecto mais agradável.

Plantar andorinhas, begónias, dálias, gladíolos, jarros amarelos, etc., mantendo-se o terreno mais ou menos humedecido, mas sem excesso.

Melhorar os solos compactos incorporando-lhes terriços e restos de folhas.

Sachar e adubar os talhões das roseiras que se mostrem enfraquecidos.

Maio

Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio, e mondam-se os botões para obter flores mais perfeitas.

Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com insecticidas de contacto.

Neste mês expõe-se ao ar livre as plantas guardadas em estufas e abrigos e semeia-se os cravos que hão-de ser transplantados em Setembro.

Semeiam-se ainda algumas plantas de jardins, como cinerárias, gotas de sangue, amarantos, begónias, canas floríferas, chagas, sóleos, couves frisadas, cravos, goivos, glicínias, gerânios, heliantos, malvaíscos e as demais semeadas nos meses anteriores.

Junho

Podar os arbustos de floração primaveril.

Cortar os caules às plantas que já floriram.

Regar, mondar e sachar intensamente. Estas tarefas beneficiam muito o jardim.