Amazónia serve de inspiração a coleção da Vista Alegre

 

A Vista Alegre e a Ecoarts Amazônia acreditam que, criando uma coleção que mostre a Amazônia vista de perto, em todo o seu esplendor e significados, será possível alertar a consciência de todos e preservar um património que pertence a humanidade: a Amazônia brasileira.

Conhecer para preservar” foi o mote desta parceria que, pela primeira vez desde a fundação da Vista Alegre, deu origem a uma coleção que integra, sob o mesmo tema, as várias marcas do grupo: Vista Alegre, Bordallo Pinheiro e Casa Alegre.

Esta coleção resulta de uma colaboração criativa entre a Vista Alegre e a Ecoarts Amazônia, representada por duas irmãs gémeas brasileiras, com o objetivo de preservar um património ambiental, cultural, social e cientifico essencial para o futuro da humanidade. Esta coleção está disponível para aquisição na Bila D’Coração Revendedor Autorizado Vista Alegre.

Parte da receita obtida com a venda de cada peça Coleção Amazônia reverterá para o plantio de árvores frutíferas autóctones em cidades, áreas rurais e aldeias indígenas na região onde Ecoarts Amazônia atua.

Os resultados desta parceria serão documentados e partilhados publicamente, para que todos os que contribuíram e se associaram a esta iniciativa possam acompanhar e partilhar o crescimento de uma causa que é de todos.

Amazónia, uma história de amor!

Na Coleção Amazônia funde-se passado, presente e futuro. O passado chega dos desenhos do século XVIII do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, O presente encontra-se nos adornos mágicos criados pela Ecoarts Amazônia e reinterpretados com a Vista Alegre, que contam a história das sementes, árvores, rios, fauna e povos da Amazônia. O futuro é trazido pela afetação de parte da venda das peças da Coleção Amazônia ao plantio de árvores frutíferas em aldeias rurais e cidades da Amazônia brasileira.

São mais de 70 peças que encontraram uma inesgotável fonte de inspiração na maior floresta tropical do mundo, numa fusão surpreendente de materiais e técnicas. Cada peça revela histórias, mistérios e símbolos, cada detalhe é uma nova descoberta. Ao lado das porcelanas e cristais Vista Alegre, encontramos as faianças naturalistas da Bordallo Pinheiro e a cerâmica grés da Casa Alegre, revelando como o todo pode ser maior que a soma das suas partes.

Todas as peças convivem de forma harmoniosa, unindo o luxo com referências comuns, a elegância com a simplicidade, a recuperação do saber ancestral com o olhar contemporâneo. O saber fazer de seis gerações de artesãos da Vista Alegre é visível em cada etapa da produção, da escultura até à pintura manual. O resultado é uma coleção especialmente rica de significados e plena de propósito, a prova de que, quando duas culturas irmãs se unem, o resultado só podia ser extraordinário.

Fonte: brochura “Amazônia” da Vista Alegre (texto adaptado).

Imagens de algumas peças da coleção que pode encontrar na Bila D’Coração Revendedor Autorizado Vista Alegre: