Cerimónia de Entronização na Confraria dos Enchidos

 

 

A Confraria dos Enchidos realizou Cerimónia de Entronização de novos Confrades, durante a qual ofereceu um cheque, no valor de 4.015€, à Associação Projecto Jovem.

As Cerimónias de Entronização de uma Confraria são consideradas como um dos seus eventos mais importantes, e no passado dia 27 de Outubro a Confraria dos Enchidos realizou o seu VII Capítulo, onde foram entronizados mais 20 novos confrades. Desta vez, esta belíssima cerimónia realizou-se no não menos fantástico Palácio do Sobralinho, em Vila Franca de Xira.

Os novos Confrades que foram propostos pelo Grão-Mestre (máxima honra) ou qualquer outro Confrade e aceites em reunião do Grão-mestrado, e convidados a estar presentes nesta cerimónia para serem entronizados. Durante a celebração, todos recitaram um juramento solene de lealdade no Altar dos Juramentos, ingerindo de seguida uma rodela de um enchido, tendo recebido as insígnias das mãos do Grão-Mestre, assinando de seguida o Livro de Honra da Confraria, e recebido também o seu Diploma.

Terminada a Cerimónia, todos os Confrades e convidados seguiram para um merecido repasto.

Este Capítulo contou ainda com um momento cultural, durante o qual o Grupo de Músicas e Cantares de Vila Nova do Ceira cantou e deslumbrou todos os presentes com a qualidade e excelência das suas músicas e cantares.

Este Capítulo teve a honra da presença das seguintes confrarias: Confraria de Ervedal da Beira; Confraria da Cherovia e do Pastel de Molho da Covilhã; Confraria Nacional do Leite; Confraria do Vinho de Carcavelos; Confraria do Mel; Confraria dos Negalhos CANFA; Confraria dos Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores; Confraria dos Rojões da Bairrada e a Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal.

Um dos principais objectivos da Confraria dos Enchidos é a solidariedade. E, desta vez, não foi diferente: este almoço tinha um custo de 20 Euros, sendo que 100 % do mesmo reverteu a favor da Associação Projecto Jovem. Para tal, tem que ser feito um agradecimento a todos os patrocinadores, que, mais uma vez, permitiram elaborar um almoço sem custos, de forma a poder ser possível oferecer todas as verbas recolhidas.

Para terminar o evento, o Grão-Mestrado presenteou a Associação Projecto jovem com um cheque de 4015€ (quatro mil e quinze euros) que a Confraria angariou com as receitas do almoço.

Pode-se afirmar que, como já é habitual, o VII Capítulo da Confraria dos Enchidos foi um enorme sucesso, o que nos deixa cheios de orgulho, e demonstra a vitalidade da confraria, agora que comemorou dia 30 de Outubro, 6 anos de existência.

Não queremos terminar sem antes deixar o nosso obrigado a todos os participantes e colaboradores, que nos ajudaram a fazer mais um evento de sucesso.