Confraria Gastronómica dos Enchidos com novos Confrades

A Confraria Gastronómica  dos Enchidos vai realizar, no próximo dia 29 de Outubro de 2017, no Palácio de Seteais – Sintra, o VI Capítulo de Entronização.

Depois da cerimónia de entronização dos(as) novos(as) Confrades, segue-se o almoço no Sarrazola House, localizado entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, o qual está vocacionado para uma gastronomia regional Saloia.

O Palácio de Seteais, elegante palácio, foi construído no sec. XVIII para o Cônsul Holandês, Daniel Gildemeester. Sendo actualmente um Hotel de 5 Estrelas . Localizado em Sintra, ergue-se este palácio no meio de um terreno acidentado, de onde se pode avistar o oceano Atlântico e a Serra de Sintra, nomeadamente com vista para o Palácio da Pena e o castelo dos Mouros.

O palácio em si encontra-se edificado ao fundo do chamado “Campo de Seteais“, uma vez que este era logradouro público até ser aforado por Diogo Vito de Menezes Coutinho. Ficou estabelecido nesse aforamento que o terreno não seria usado para outros fins que não de passeio público e que seria ocupado pela cavalaria da Guarda de Suas Majestades nas visitas da Família Real a Sintra, assim se justifica o generoso relvado que separa o palácio das principais entradas.

As inscrições estão abertas até dia 20 de Outubro de 2017, através do correio electrónico: confrariadosenchidos@gmail.com ou do telemóvel 966233079.

Os preços serão os seguintes:

Crianças – dos 0 aos 3 anos: Grátis | dos 4 aos 16 anos: 10 euros

Adultos – Confrades trajados: 18 euros | Não confrades: 20 euros.

De acordo com os respetivos estatutos, a Confraria Gastronómica dos Enchidos tem como principais objetivos: a divulgação, defesa, investigação, divulgação, promoção, recomendação e certificação do Património Gastronómico dos Enchidos, e como principais finalidades

· Investigar, defender, divulgar, promover todos os tipos de enchidos nacionais;

· Promover a nível nacional e internacional os enchidos, através das formas e meios para o efeito considerados convenientes;

· Elaborar uma Carta Gastronómica dos Enchidos e colaborar na publicação e atualização periódica de um roteiro dos enchidos;

· Promover e apoiar as medidas tendentes à preservação e recuperação da fauna e da flora autóctones, nomeadamente das espécies piscícolas e cinegéticas, das ervas aromáticas e condimentos, assim como de todos os produtos tradicionais.

O traje da Confraria Gastronómica dos Enchidos é composto por três peças, nomeadamente um Chapéu, um Capote e uma Medalha.

Esta Confraria tem sede na Rua Damião de Góis n,º 32, 6Dt – 2650-321 Amadora e uma delegação em Lisboa, na Rua Norton de Matos n.º 7, 2F – 2650- Moinhos da Funcheira.