Datas comemorativas em Dezembro

 

Dezembro é o 12º e último mês do ano civil nos calendários Juliano e Gregoriano, composto por 31 dias. Deriva do latim Decembris ou December, assim chamado por ser o 10º mês do primitivo calendário romano que começava em Março. A reforma de Numa Pompílio acrescentou ao ano civil os meses de Janeiro e Fevereiro, passando Dezembro a ser o 12º mês, mas mantendo o nome que tinha inicialmente. Mais tarde, o Imperador Cómodo mudou-lhe o nome para Amazónio, em homenagem a uma amazona romana de quem possuía o seu retrato num anel. Tal como todas as tentativas usadas para mudar os nomes aos meses anteriores, também esta não sobreviveu. Continuar a ler

 

Neste mês, celebram-se as seguintes datas comemorativas:

Dia 1 – Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

Este Dia Mundial foi lançado em 1988 e foi o primeiro dia global dedicado à saúde. A Organização Mundial de Saúde declarou que os objectivos da campanha se afiguram difíceis, mas são alcançáveis. Embora 2,5 milhões de pessoas tenham contraído o VIH no ano passado e cerca de 1,7 milhões tenham morrido em consequência deste, estes números representam menos 700.000 novas infecções em todo o mundo do que há dez anos, e menos 600.000 do que em 2005. Grande parte do progresso alcançado é atribuída aos chamados medicamentos antiretrovirais utilizados para tratar as pessoas infectadas pelo VIH. Saber mais

Dia 2 – Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Este dia foi criado em 2004 pela Organização das Nações Unidas, que estima que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.

Portugal foi dos primeiros países do mundo a abolir a escravatura: em 12 de Fevereiro de 1761, durante o reinado de D. José I, a escravatura foi abolida pelo Marquês de Pombal, na Metrópole e na Índia. Contudo, só por Decreto de 1854, os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado e mais tarde os da Igreja pelo Decreto de 1856. Finalmente, através da lei de 25 de Fevereiro de 1869, foi proclamada a abolição da escravatura em todo o Império Português.

Dia 3 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em outubro de 1992, durante a Sessão Plenária Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Dia 4 – Dia da Artilharia

Dia 4 – Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

Dia 4 – Dia Mundial da Propaganda

Tudo começou no dia 4 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires, quando um congresso reuniu publicitários, pessoas que trabalhavam em veículos de comunicação e outros profissionais que tinham alguma ligação com a área. Então esse dia passou a ser comemorado como o Dia Panamericano da Propaganda, e, a partir da década de 70, passou a ser o Dia Mundial da Propaganda. Saber mais

Dia 5 – Dia Internacional do Voluntário para a Economia e Desenvolvimento Social

O Dia Internacional do Voluntário (IVD), que se celebra todos os anos no dia 5 de Dezembro, oferece uma oportunidade para que organizações voluntárias e voluntários individuais possam tornar visíveis as suas contribuições ao nível local, nacional e internacional, para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Começou por designar-se como Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico e Social (DIV), tendo sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 17.12.1985, com o objectivo principal incentivar a participação voluntária em todo o mundo.

Dia 7 – Dia Internacional da Aviação Civil

O Dia Internacional da Aviação Civil foi comemorado, pela primeira vez, a 7 de dezembro de 1994, por ocasião da celebração dos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Dois anos depois, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, oficialmente, a data de 7 de dezembro como o Dia Internacional da Aviação Civil.

Dia 9 – Dia Internacional contra a Corrupção

Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), por ocasião da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a 9 de dezembro de 2003. A celebração desta data tem como objetivo realçar o papel da ONU no combate à corrupção e consciencializar a população sobre esta temática, através de eventos e ações de sensibilização.

Dia 9 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Associação Portuguesa de Deficientes

Dia 10 – Dia Mundial dos Direitos Humanos

O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas. 10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República (Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro).

Dia 11 – Dia Internacional das Montanhas

Este dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003. A comemoração deste dia tem como finalidade a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a Vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.

Dia 11 – Dia Internacional da UNICEF

No dia 11 de dezembro de cada ano celebra-se o Dia Internacional da UNICEF (United Nations Children’s Fund – Fundo das Nações Unidas para a Infância), data da criação, em 1946, desta agência da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.

Dia 18 – Dia Internacional do Migrante

Tendo em conta o número crescente de migrantes em todo o mundo, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou em 2000 o dia 18 de Dezembro como o Dia Internacional do Migrante. 10 anos antes tinha sido adotada a Convenção Internacional para Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Continuar a ler

Dia 20 – Dia Internacional da Solidariedade Humana

O Dia Internacional da Solidariedade Humana foi instituído pela Organização das Nações Unidas, por ocasião da celebração da primeira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza, e celebra-se anualmente no dia 20 de Dezembro, numa altura do ano em que as pessoas olham para o futuro e estabelecem resoluções para o novo ano que se aproxima.

 

Outras datas comemorativas em: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro