À descoberta dos vinhos do Douro e Porto

Durante dois dias, estiveram em Vila Real 33 importadores de 18 países, à descoberta dos magníficos vinhos do Douro e Porto.

O principal objetivo desta 12.ª edição do In Douro Wine Export Business, integrada no projeto conjunto de Internacionalização Soul Wines, que decorreu em Vila Real, de 19 a 21 de outubro, numa organização da Nervir – Associação Empresarial, foi proporcionar a oportunidade de realização de novos negócios, por forma a aumentar a exportação de vinhos da Região do Douro

Foram dois dias e meio de intensos contactos comerciais entre os importadores provenientes de 18 países e os produtores de vinhos Doc Douro e Porto. Estiveram presentes importadores de vinhos que operam na China, Polónia, Reino Unido, Irlanda, Canada, Japão, Áustria, Holanda, Rússia, Alemanha, Finlândia, República Checa, Letónia, Estónia, Suíça, Lituânia, Estados Unidos e Bulgária.

Para além das provas de vinhos, que decorreram no Hotel Quinta do Paço, os importadores tiveram oportunidade de provar os vinhos dos produtores presentes nas refeições que fizeram durante a sua estadia e ainda de conhecer um pouco da região, tendo visitado o miradouro de S. Leonardo de Galafura e feito um pequeno cruzeiro no rio Douro, antes de regressarem aos seus países.

Após o final desta 12.ª edição, daquela que é a única feira profissional da região vocacionada integralmente para a exportação, o sentimento dos produtores presentes é de que valeu a pena, pois os contactos efetuados irão traduzir-se em encomendas, potenciando, assim, o aumento da exportação de vinhos da Região.

O Projeto de Internacionalização – Soul Wines (Vinhos com Alma), é um projeto para dois anos e englobou para além da realização do In Douro Wine Export Bussiness, a realização de diversas missões empresariais, nomeadamente à Polónia, Alemanha – Colónia/Dusseldorf e Berlim, e visitas de importadores à região.

No âmbito deste mesmo projeto Soul Wines, vai realizar-se, nos próximos dias 2 a 4 de novembro, uma Missão à Irlanda – Dublin, e, de 16 a 20 de novembro, uma Missão ao Reino Unido – Londres.

 

Sobre a NERVIR – Associação Empresarial

A NERVIR caracteriza-se como uma Associação multi-sectorial, de base regional. Por esse facto, representa empresas e empresários de todos os sectores de actividade, localizados no distrito de Vila Real ou cujas actividades possam, de alguma forma, estar com ele relacionadas.

Dos seus objectivos constam: Apoio aos seus associados e à classe empresarial em geral, através da prestação de serviços de vária índole; Contribuir para o desenvolvimento do distrito de Vila Real, quer pela dinamização e fortalecimento da sua estrutura empresarial, quer pela promoção do diálogo e desenvolvimento de acções de colaboração com as restantes forças vivas. A intervenção junto de organismos públicos, visando a defesa dos interesses da região, é outra das formas encontradas de consubstanciação deste objectivo.

Para saber mais.