Valença promove atividades no Dia das Letras Galegas

 

Concerto de Andrea Pousa, gastronomia raiana, artesanato, feira do livro e animação de rua são os ingredientes de Valença no Dia das Letras Galegas, 17 de Maio, dia feriado na Galiza.

 

Dia das Letras Galegas

No dia 17 de maio de cada ano, a Galiza honra as suas Letras e a sua Língua. Neste dia, que é feriado na Galiza, todos os anos é evocada uma personalidade que se tenha destacado pela sua criação literária em língua galega ou pela defesa da língua. Este ano, no Dia das Letras Galegas, a vizinha Galiza homenageia a figura da escritora e professora María Victoria Moreno Márquez, uma das pioneiras na narração em galego para o público infantil e juvenil.

 

Concerto de Andrea Pousa

Andrea Pousa, a voz da Galiza que triunfa por esse mundo fora, dará um concerto, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, às 17h30. Canções do disco “Respirar” e a interpretação do Hino Galego marcarão este espetáculo que será acompanhado com a leitura de poesia galaico-minhota, a cargo do Bruxo Queimán.

 

Sabores da Raia

A gastronomia tradicional valenciana é marcada profundamente pelas suas relações transfronteiriças com a Galiza.

O Caldo Verde, as pataniscas de bacalhau, a lampreia fumada recheada, os callos, as madalenas serão alguns dos sabores que Valença vai apresentar na próxima quinta-feira, na iniciativa Valença à Mesa. Entre as 15h e as 17h, a Praça da República, na Fortaleza, será o palco para um workshop de cozinha raiana a cargo de João Guterres.

 

Cultura Raiana

Os sons das gaitas de foles da Galiza, stands com literatura em galego e uma mostra de artesanato raiano completam a programação deste dia.

Esta é mais uma iniciativa da Eurocidade que se enquadra na partilha de culturas e no estreitamente de laços entre Valença e Tui. Para o dia 10 de junho, programa-se a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na cidade de Tui.