Dia da Imaculada Conceição – 8 de Dezembro

No dia 8 de Dezembro, a Igreja Católica celebra o dogma da Imaculada Conceição (Concepção) de Nossa Senhora, definido pelo Papa Pio IX em 1854.

Através deste dogma a Igreja proclama que a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, foi concebida, por um acto de graça especial, sem “pecado original”, logo, isenta de qualquer mancha de pecado.

Numa das aparições de Nossa Senhora em Lourdes (França) [ver abaixo], a Bernadette Soubirous (25 de Março de 1858, Festa da Anunciação), a rapariguinha pediu: “A Senhora quer ter a bondade de me dizer o Seu nome?”. Nossa Senhora respondeu-lhe, utilizando o dialecto dos Pirinéus: “Que soy era Immaculado Counceptioun” (“EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO“).

Em 1646, D. João IV coroou a imagem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal. A partir de então, os reis de Portugal nunca mais usaram coroa.

A liturgia celebra este mistério com a categoria de solenidade, com textos que datam de Pio IX e reflectem o clima próprio do Tempo do Advento em que esta celebração cai. A piedade popular dedica-lhe uma especial novena preparatória.

 

Dogma da Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada Conceição estabelece que Maria foi concebida sem mancha de pecado original. O dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de Dezembro de 1854, na Bula Ineffabilis Deus (“Deus Inefável”).

«41. Por isto, depois de na humildade e no jejum, dirigirmos sem interrupção as Nossas preces particulares, e as públicas da Igreja, a Deus Pai, por meio de seu Filho, a fim de que se dignasse de dirigir e sustentar a Nossa mente com a virtude do Espírito Santo; depois de implorarmos com gemidos o Espírito consolador; por sua inspiração, em honra da santa e indivisível Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a Nossa, declaramos, pronunciamos e definimos:

Doctrinam, quæ tenet, beatissimam Virginem Mariam in primo instanti suæ conceptionis fuisse singulari omnipotentis Dei gratia et privilegio, intuitu meritorum Christi Jesu Salvatoris humani generis, ab omni originalis culpæ labe præservatam immunem, esse a Deo revelatam atque idcirco ab omnibus fidelibus firmiter constanterque credendam.

A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis

Pode ler, em português, o texto integral da Bula Ineffabilis Deus

 

Um texto explicativo

«Quando, no dia 25 de Março de 1858, a «Senhora» que aparecia a Bernardette Soubirous lhe disse: «Eu sou a Imaculada Conceição», a jovem vidente de Lourdes não entendeu o sentido daquelas palavras. O dogma da Imaculada Conceição tinha sido definido havia pouco tempo (a 8 de Dezembro de 1854), pelo Papa Pio IX.

Por outro lado, a forma de expressá-lo pode prestar-se a confusões: há quem pense que se refere à concepção virginal de Jesus. Na realidade, trata-se de afirmar que Maria foi preservada de toda a mancha de pecado desde o primeiro instante da sua existência. A Igreja sempre afirmou a santidade sem igual da Virgem, a «cheia de graça», que o Altíssimo cobriu com a Sua sombra. Ela, perfeita «escrava do Senhor», irrepreensível na sua fidelidade à Palavra de Deus, é «bendita entre as mulheres».

Estes dados explícitos do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,28-42) constituem a base da veneração com a qual a fé cristã rodeou Maria, a Santíssima Mãe de Deus. Três calendários litúrgicos do século IX mencionam na Irlanda uma festa da «Conceição de Maria», no dia 2 ou 3 de Maio. O seu conteúdo é incerto, por falta de textos litúrgicos. No século XII, os mosteiros beneditinos da Inglaterra celebravam-na a 8 de Dezembro. De lá passou para a França, primeiro na Normandia, depois em Lião, e, mais tarde, para a Bélgica, Espanha e Portugal, Itália e alguns mosteiros da Alemanha.

Mas teólogos de primeiro plano, como Santo Agostinho (354-430) e São Tomás (1228-1274), mostram-se reticentes. O próprio São Bernardo (1091-1153), apesar da sua grande devoção mariana, critica a legitimidade da festa recentemente instaurada: «Como se pode conciliar esse privilégio com a inegável necessidade que todos os humanos têm da redenção realizada por Cristo?»

Roma esforçava-se por acalmar as controvérsias, mas sem tomar partido. No entanto, o Papa Alexandre VII (1655-1667) comprometeu-se mais claramente, quando, a 8 de Dezembro de 1661, publicou uma Bula pontifícia em que declarava que Maria é imaculada desde a sua concepção, «em virtude dos méritos de Jesus Cristo, seu Filho, Redentor do género humano».

Ao celebrar a Imaculada Conceição de Maria, a Igreja dá graças a Deus, cujo poder redentor não tem limites.»

Frei Miguel Patinha

 

Nª Sª de Lourdes e Bernadette Soubirous

«As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma “dama” na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga. A “dama” também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.

Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, por suas visões da Virgem Maria. A primeira aparição da “Senhora”, relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862. (…)» (Fonte)

 

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, é uma área com várias igrejas e outras instituições construída em torno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Lourdes, França. Este terreno é propriedade administrada pela Igreja, e tem várias funções, incluindo atividades devocionais, escritórios e alojamentos para peregrinos doentes e seus ajudantes. O Santuário inclui a Gruta, torneiras próximas que dispensam a água de Lourdes, e os escritórios do departamento médico de Lourdes, bem como várias igrejas e basílicas. Compreende uma área de 51 hectares, e inclui 22 lugares distintos de culto.Há seis línguas oficiais faladas no Santuário: francês, inglês, italiano, espanhol, holandês e alemão. (Fonte)