Dia Universal dos Direitos da Criança

Dia Universal dos Direitos da Criança – 20 de Novembro de 2017

No Dia Universal dos Direitos da Criança, a UNICEF promove várias atividades com diferentes parceiros, em que o objetivo é que as crianças têm oportunidade de refletir sobre os seus direitos, assumindo papéis de destaque nas escolas, meios de comunicação social, empresas e governo, expressando o seu apoio aos milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas.

Estas atividades são uma oportunidade para chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta e para melhor compreenderem como são tomadas as decisões que as afetam. Será um dia divertido com uma mensagem séria, das crianças, pelas crianças.

 

Programa em Portugal

10h00 – Takeover do Gabinete do Ministro da Educação

Um grupo de crianças de 3 escolas (Escola Agostinho da Silva, Escola António Verney/Chelas e Agrupamento de Escolas de Palmela) assume o controlo do Gabinete do Ministro da Educação

Vários momentos – TVI – Participação da UNICEF em vários programas do canal ao longo do dia com participação especial no Jornal das 8

Várias crianças participam em vários programas ao longo do dia e vão estar em destaque no principal segmento noticioso do canal

Todo o dia – 2.458 escolas de todo o país dinamizam sessões de actividades com as escolas e alunos (Actividades a cargo das escolas)

13 a 17/Nov (horários a confirmar) – A UNICEF participa em sessões de actividades com alunos nas escolas António Verney e Agostinho da Silva

As crianças vão assumir o controlo e dinamizar as sessões de actividades

18/Nov (todo o dia) – #WorkOutForWater em parceria com a LesMills

Dia 18 de Novembro realiza-se maior evento de fitness de um dia do mundo em ginásios aderentes à iniciativa #WorkOutForWater

25-26/Nov (todo o dia) – Em Portugal, os visitantes do Portugal Fit (25-26 de Novembro, Altice Arena), poderão também participar nesta iniciativa

#WorkOutForWater é um evento de apoio ao Dia Universal dos Direitos da Criança. Instrutores e alunos das aulas LesMills podem participar em sessões especiais e angariar fundos para o trabalho da UNICEF junto das crianças mais desfavorecidas e suas famílias para que possam ter acesso a água boa para beber, cuidados de saúde e nutrição em vários países no mundo.

Destaques do programa internacional

Descreve-se, abaixo, algumas das iniciativas realizadas em diferentes países no âmbito da celebração do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e Dia Universal dos Direitos da Criança.

Austrália – O Presidente da Câmara de Sydney, Clover Moore, dará destaque às crianças que irão fazer um takeover político. Um grupo de crianças irá fazer um takeover enquanto editores da página web do jornal The Guardian, sensibilizando o público para os seus sonhos e aspirações.

Dinamarca – Realização de uma conferência na UN City que contará com a presença de 450 convidados, entre os quais membros do Governo, membros da família real, personalidades importantes do meio empresarial, entre outros.

França – Realização de um Conselho de Ministros com crianças com a participação do Presidente Emmanuel Macron.

Espanha – A Rainha Letícia participará nas actividades deste dia com um directo de 10 minutos no Facebook. Nas Cidades Amigas das Crianças irão realizar-se sessões plenárias com a participação directa de crianças em alguns Parlamentos Autonómicos.

Haiti – Será lançada uma campanha multimédia para sensibilizar o público para os problemas que as crianças do país enfrentam. O artista Jean Jean Roosevelt produziu uma música especial que será lançada online nesta data.

Hungria – Um grupo de crianças irá fazer o takeover do Gabinete do Comissário para os Direitos Educacionais. Realização de concurso de desenho, contos, fotografia e vídeo para crianças dos 7-18 anos; os melhores trabalhos vão ser destacados nos media.

Índia – Um grupo de crianças vai fazer a abertura da semana dos Direitos da Criança, tocando o sino de abertura da Bolsa de Valores em Mumbai (14/11).

Irlanda – Crianças irão fazer um takeover do Gabinete do Primeiro Ministro, Leo Varadka.

Itália – Takeover por jovens e crianças durante a primeira parte da sessão Parlamentar, da reunião do Comité Interministerial para os Direitos Humanos dedicada nesse dia aos direitos humanos no mundo empresarial de dia 20 de Novembro. Takeover de algumas funções no aeroporto de Roma, por um grupo de crianças.

Dois jovens participarão num evento no Parlamento Europeu.

Reino Unido – Um grupo de crianças vai colaborar com o jornal The Guardian e fazer um takeover a partir de uma escola em Londres. O Embaixador de Boa Vontade David Beckham vai ser entrevistado por crianças em dois programas de TV (ITV e BBC); Beckham fará também um directo no Facebook. A equipa de rugby All Blacks vai gravar um vídeo com um takeover da equipa pelas crianças.

 

A UNICEF – O que é?

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

O que faz?

A UNICEF é a principal organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em mais de 190 países no mundo.

Para saber mais sobre a UNICEF, clique aqui.

 

Saiba algo sobre o mês de Novembro.