Em Abril, datas comemorativas

Dia 1 – Dia das Mentiras

O Dia das Mentiras (também conhecido como Dia dos Enganos) terá tido origem, em França, por ocasião da mudança do início do ano, que até então se verificava no dia 25 de Março (considerado como o início da Primavera), para o dia 1 de Janeiro. Pode saber mais aqui.

Dia 2 – Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Dia 4 – Dia da NATO

A sigla NATO corresponde à expressão inglesa North Atlantic Treaty Organization (Organização do Tratado do Atlântico Norte, também OTAN). A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia. Pode saber mais aqui.

Dia 6 – Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz

O dia 6 de abril foi escolhido para Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, porque foi nesta data que, em 1896, se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, graças ao empenho de Pierre de Fredy, Barão de Coubertin. Esta edição durou até ao dia 15 de Abril. Foi em 2014 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, data escolhida pela ONU em agosto de 2013.

Dia 7 – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, criado em 7 de Abril de 1950, evoca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada no dia 7 de Abril de 1948, e é o esforço mais vísivel desta organização para chamar a atenção para um aspecto-chave global escolhido anualmente. Pode saber mais aqui.

Dia 8 – Dia Internacional dos Ciganos

Desde o dia 8 de abril de 1971 que é comemorado o Dia Internacional do Cigano, data que assinala o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. O povo romani é a principal etnia entre aqueles conhecidos como ciganos. Pode saber mais aqui.

Dia 9 – Dia do Combatente

O Dia do Combatente celebra-se, em Portugal, no dia 9 de Abril, data do aniversário da Batalha de La Lys, na Flandres, que marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, na qual os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

Dia 12 – Dia da Aviação e Cosmonáutica

Por decisão da Federação Internacional da Aviação, o dia 12 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Mundial da Aviação e Cosmonáutica, data em que, no ano de 1961, Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial, durante 180 minutos.

Dia 15 – Dia do Desenhador

Celebra-se o Dia Mundial do Desenhador neste dia em memória do nascimento de Leonardo da Vinci em 1452, como forma de homenagear todos os desenhadores.

Dia 16 – Dia Mundial da Voz

Proposto em 2002 e comemorado pela primeira vez em 2003, tem como principal objectivo dar visibilidade à voz.

Dia 17 – Dia Mundial da Hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia foi instituído em 1989, tendo sido escolhido o dia 17 abril em homenagem ao fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel, nascido nessa data.

Dia 17 – Dia Europeu da Informação aos Jovens

Em 2006, com vista à celebração dos seus 20 Anos, a ERYICA instituiu o dia 17 de Abril como Dia Europeu da Informação aos Jovens, mais tarde reconhecido enquanto tal pelo Conselho da Europa. A ERYICA (European Youth Information and Counselling Agency – Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens) é uma associação internacional sem fins lucrativos criada em 1986, em Madrid, no dia 17 de Abril, que visa assegurar a coordenação europeia e representação em matéria de informação e aconselhamento dos jovens e para o desenvolvimento de uma rede europeia de informação dos jovens e serviços de aconselhamento.

Dia 18 – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, organização não governamental global associada à UNESCO) no dia 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Pode saber mais aqui.

Dia 20 – Dia Nacional do Turista

Esta celebração foi instituída em 1966, e marcava o arranque de um vasto programa de animação associado ao slogan “Abril em Portugal”, uma campanha inspirada no sucesso das versões estrangeiras da canção “Coimbra”, interpretada por Amália Rodrigues. O Dia do Turista festejou-se em Portugal até 1979. No ano seguinte haveria de se começar a assinalar o Dia Mundial do Turismo instituído pela Organização Mundial do Turismo, em 27 de setembro. No Brasil, o Dia do Turista celebra-se no dia 13 de Junho.

Dia 22 – Dia Internacional da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, que, no dia 22 de Abril de 1970, convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. O Dia Internacional da Terra foi adoptado em 1990, sendo festejado anualmente a 22 de abril, procurando lembrar a interdependência entre seres humanos e os ecossistemas terrestres, assim como lembrar que temos a responsabilidade colectiva de procurar viver em harmonia com a natureza. A designação oficial é “Dia Internacional da Mãe Terra”.

Dia 23 – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de abril, data foi instituída pela UNESCO na sua XVIII Conferência Geral (1995) para homenagear os livros e os autores à escala mundial e assim promover, sobretudo junto dos mais jovens, o prazer da leitura e da descoberta dos livros, bem como a proteção do direito autoral e da propriedade intelectual. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

Dia 23 – Dia Mundial do Escutismo

O Dia Mundial do Escutismo é celebrado no dia em que martírio de S. Jorge (Patrono mundial do escutismo) é celebrado liturgicamente pela Igreja Católica: dia 23 de Abril. Pode saber mais aqui.

Dia 23 – Dia Nacional de Educação dos Surdos

Esta data tem como objectivos principais informar e sensibilizar as pessoas para as questões da comunidade surda e da sua língua, a constante luta por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e em prol do reconhecimento da língua gestual.

Dia 23 – Dia Europeu de Prevenção e Controlo da Infecção

O Dia Europeu de Prevenção e Controlo da Infecção é dedicado à prevenção e controlo da infecção, bem como à reflexão, por parte de todos os intervenientes, gestores das unidades de saúde e profissionais prestadores de cuidados de saúde, sobre as boas práticas na prevenção e controlo da infecção associadas aos cuidados de saúde.

Dia 25 – Dia da Liberdade (apenas em Portugal)

Celebra o golpe de estado militar que pôs fim a quase 50 anos de um regime autoritário, na maior parte do tempo protagonizado por António de Oliveira Salazar. Ficou conhecido como a “Revolução dos Cravos”.

Dia 25 – Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança foi instituído pelo CID (Comité Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982, por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). POde saber mais aqui.

Dia 30 – Dia Internacional do Jazz

Através da celebração do Dia Internacional do Jazz, a UNESCO pretende destacar a importância desta música como força que promove uma transformação social positiva. Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objetivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades. O Dia Internacional do Jazz foi celebrado, pela primeira vez, em 2012.