Em Fevereiro, datas comemorativas

Dia 2 – Dia Mundial das Zonas Húmidas

As zonas húmidas são essenciais para modos de vida sustentáveis…

No dia 2 de Fevereiro de cada ano comemora-se por todo o mundo o Dia Mundial das Zonas Húmidas, evocando a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.

Para 2016, a Convenção de Ramsar propõe o tema “Zonas Húmidas para o nosso futuro – Modos de vida sustentáveis”, com o objetivo de destacar a importância das zonas húmidas e de apelar à participação pública na conservação destes ecossistemas.

Pode saber mais aqui.

Dia 2 – Dia da Senhora das Candeias

Diz o povo, na sua sabedoria secular, feita de experiência da vida do dia-a-dia “Se a Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar“. Isto é, se no dia 2 de Fevereiro estiver sol, é mau presságio pois tal significa que ainda temos mais uns tempos de invernia. Se nesse dia estiver a chover, quer dizer que o mau tempo invernal está a passar.

Dia 4 – Dia Mundial contra o Cancro

2ª terça-feira – Dia da Internet Segura

Dia 6 Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina

Dia 7 – Dia Nacional da UCP (Universidade Católica Portuguesa)

Dia 11 – Dia Mundial do Doente

Instituído a 11 de Fevereiro de 1992 pelo Papa S. João Paulo II, o Dia Mundial do Doente é celebrado com o objectivo de apelar à humanidade de todos para com o doente, e para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.

O Dia Mundial do Doente celebra-se na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, que apareceu, por Bernadette Soubirous (na altura com 14 anos), no dia 11 de Fevereiro de 1858, na gruta de Massabielle, a cerca de uma milha de Lourdes (França).

Dia 11 – Dia Europeu 112

Dia 12 – Dia Internacional contra a utilização das crianças-soldado

Dia 14 – Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim

De acordo com a tradição, o Dia de Namorados, também conhecido como Dia de S. Valentim, terá tido origem no século III d.c.

Nesse tempo, o imperador romano Claudius proibiu que fossem realizados casamentos, para assim poder ter mais soldados nas suas legiões. Um sacerdote cristão da época, de seu nome Valentim, não cumpriu com este decreto imperial, e continuou a realizar os casamentos de todos os casais que lhe pediam. Quando o segredo foi descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. No entanto, e antes de morrer, conseguiu enviar e receber algumas cartas, enquanto estava na cela, o que terá dado origem à tradição de se trocarem cartões nesse dia.

A propósito desta data comemorativa, sugerimos a leitura de um artigo sobre os Lenços de Namorados, tão característicos do Minho.

Dia 14 – Dia Nacional dos Doentes Coronários

Dia 15 – Dia Internacional da Criança com Cancro

Dia 18 – Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Dia 20 – Dia da Resistência Não Violenta

Dia 20 – Dia Mundial da Justiça Social

Dia 21 – Dia Internacional da Língua Materna (UNESCO)

Dia 22 – Dia Europeu da Vítima

Dia 28 – Dia das Doenças Raras

Dia 29 – Dia a celebrar de 4 em 4 anos