Encontro Europeu de jovens luso-descendentes em Cascais

 

No próximo dia dia 11 de agosto de 2018, sábado, comemora-se o dia internacional da juventude. Em 2018, a cidade e estação balnear de Cascais, pertencente ao distrito de Lisboa, foi eleita capital europeia da juventude. Neste sentido, a Cap Magellan em colaboração com o Instituto Português de Desporto e da Juventude (IPDJ) e a cidade de Cascais, capital europeia da juventude em 2018, com o apoio do MNE-DGACCP, organiza e relança os Encontros Europeus de jovens luso-descendentes – “Portugueses de lá, Portugueses de cá”, um evento que decorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto de 2018 em Cascais.

Este encontro tem como principal objectivo reunir 40 jovens portugueses que residem em Portugal e 40 jovens luso-descendentes, entre os 18 e 30 anos, oriundos de vários países europeus: Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, entre outros, os quais terão a oportunidade de comunicar e partilhar experiências individuais e colectivas, assim como fazer descobrir e modificar qualquer estereótipo existente. Será igualmente uma oportunidade de interagir com outros jovens luso-descendentes de diferentes países, promovendo a diversidade cultural e o intercâmbio.

Cada jovem poderá usufruir de um programa rico em descobertas. Num primeiro tempo, numerosos temas serão abordados: novas tecnologias, emprego e a formação, a importância da língua portuguesa, identidade cultural portuguesa, mobilidade, etc… Os workshops estarão dividido em “grupos de debates” constituídos por cerca de 16 pessoas, que terão de abordar um tema orientado por um especialista que partilhará a sua experiência e anotará as ideias principais. As ideias, frutos do debate, serão apresentadas no dia 12 do encontro, frente a todos os grupos. Os especialistas das temáticas abordadas nos dias 10 e 11, emitirão as suas conclusões após estes intercâmbios. Este encontro é sinónimo de férias, convívio, intercâmbio, troca de ideias mas também de visitas guiadas pela cidade de Cascais, noites conviviais e amizade! Um evento a marcar desde já na agenda!

A participação, o alojamento e os transportes locais dos jovens no encontro são gratuitos:

Alojamento: incluído para todos os participantes inscritos (informações sobre o alojamento e morada enviadas mais perto da data)

Refeições: Todas as refeições são oferecidas aos participantes inscritos, pela organização do evento;

Transporte: o transporte dentro de Cascais para as diferentes atividades do programa estão incluídas no evento. No entanto, todos as outras viagens para Cascais e de regresso a casa são por conta de cada participante;

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de Julho de 2018 (40 lugares máximo) através do seguinte link.

Atenção! A Cap Magellan é responsável pelas inscrições de jovens luso-descendentes de países europeus. Por Luso-descendentes entende-se toda a pessoa de origem portuguesa e que possui uma dupla cultura evidente, ou seja, a do país de origem, Portugal, e a do país de residência. As inscrições de jovens portugueses, residentes em Portugal ou no estrangeiro há pouco tempo, são da responsabilidade do IPDJ. Para mais informações, contacte o IPDJ da sua região através do link.

Para mais informações, contactar: reseau@capmagellan.org ou 01.79.35.11.00.

Evento Facebook.

Parceiros confirmados : SEDJD ; IPDJ ; MNE ; DGACCP ; Cascais 2018 ; CNJ ; CCPF