Encontro Nacional de Conselheiros Técnicos da FFP

Nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro, em Monção, a Federação do Folclore Português, cuja missão se objectiva na salvaguarda do património e da cultura tradicional e popular portuguesa, vai reunir, em Encontro Nacional, a sua equipa de Conselheiros Técnicos.

Este encontro tem como principal objetivo consolidar conhecimentos, articular procedimentos, trocar experiências e formar pedagogicamente estes agentes culturais que realizam um trabalho de proximidade e acompanhamento dos grupos etnográficos portugueses tanto no território continental como insular e, ainda, os grupos de folclore das comunidades portuguesas na diáspora.

Este encontro irá reunir mais de uma centena de participantes e os temas a abordar centrar-se-ão nas temáticas da representatividade dos grupos de folclore, nos procedimentos e operacionalização do ciclo avaliativo aos grupos de folclore (a desenvolver ao longo do atual mandato) e, ainda, a análise do inquérito de satisfação aplicado aos associados da FFP. Outros temas estruturantes serão abordados incluindo uma abordagem à Carta de Princípios do Folclore Português.

É esperado que deste encontro saiam diretrizes renovadas sobre o futuro do movimento e que relevem a vertente do estudo e da salvaguarda do património, para que a sua aplicação quotidiana assuma cada vez maior impacto junto dos diversos agentes culturais deste campo do associativismo português.

Aproveitando a ocasião do Encontro Nacional de Conselheiros Técnicos, os Grupos do Alto Minho reúnem-se num trabalho de representação sobre as “Tradições do Alto Minho“, concebendo um espetáculo que envolverá uma panóplia de temáticas desde as diversas vivências de infância, passando pela tradicional apanha do sargaço, às feiras, às malhadas, aos serões, às espadeladas e mesmo um enterro!

O espetáculo acontecerá no dia 1 de dezembro, pelas 17h00, no Cine Teatro João Verde, em Monção, e promete ser um final de tarde rico em tradição.

Irão participar neste espectáculo os seguintes Grupos de Folclore:

– Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe

– Grupo Folclórico Estrelas dos Vales

– Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

– Grupo Folclórico de Castelo do Neiva

– Rancho Folclórico da Correlhã

– Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela

– Grupo de Danças e Cantares de Carreço

A Federação do Folclore Português agradece, desde já, o empenho e apoio de todas as instituições para realização deste encontro, assim como, do espetáculo.

 

Cartaz do espectáculo "Tradições do Alto Minho" - 1 de Dezembro de 2017 - 17 - Cine-Teatro João Verde - Monção