Eras cronológicas no ano de 2017

 

Todas as datas aqui indicadas são referidas ao calendário gregoriano.

= O dia 14 de Janeiro corresponde ao dia 1 de Janeiro do calendário juliano.

No ano 46 a.C., Júlio César (Gaius Julius Cesar, 102-44 a.C.) incumbe o matemático e astrónomo alexandrino Sosígenes (90-? a.C.) de reformar o calendário romano, com o objectivo de uniformizar os calendários diferentes usados pelos territórios ocupados pelos romanos.

= O ano 2017 da era vulgar, ou de Cristo, é o 17.º do século XXI e corresponde ao ano 6730 do período juliano, contendo os dias 2 457 754 a 2 458 118.

= O ano 7526 da era bizantina começa no dia 14 de Setembro.

O Império Bizantino nasceu no século IV, enquanto o Império Romano dava sinais de fraqueza do seu poder, principalmente devido às invasões bárbaras. Face a um crescente número de problemas, o Imperador Constantino transferiu a capital do seu império para Bizâncio, a qual mais tarde passou a ser chamada de Constantinopla, atualmente Istambul, capital da Turquia.

 = O ano 5778 da era israelita começa ao pôr-do-sol do dia 20 de Setembro.

“Luach” é a designação dada ao calendário judaico ou hebraico, usado exclusivamente no judaísmo, em particular no que diz respeito à celebração de festas e acontecimentos judaicos.

= O ano chinês (ano do galo) começa no dia 28 de Janeiro.

O calendário chinês é um dos mais antigos registros cronológicos que há na história dos povos, e é um calendário lunisolar e astronómico. Para a sua elaboração é necessário conhecerem-se os momentos em que acontecem certos fenómenos astronómicos, ou seja, este calendário necessita de um calendário auxiliar, que pode ser, por exemplo, o calendário gregoriano.

= O ano 2793 das Olimpíadas (ou 1º da 699ª), começa no dia 14 de Setembro, ao uso bizantino.

= O ano 2770 da Fundação de Roma «ab urbe condita», segundo Varrão, começa no dia 14 de Janeiro.

= O ano 2766 da era Nabonassar começa no dia 19 de Abril.

= O ano 2677 da era japonesa, ou 29 do período Heisei (que se seguiu ao período Xô-Uá), começa no dia 1 de Janeiro.

= O ano 2329 da era grega (ou dos Selêucidas) começa, segundo os usos actuais dos sírios, no dia 14 de Setembro ou no dia 14 de Outubro, conforme as seitas religiosas.

= O ano 2055 da era de César (ou hispânica), usada em Portugal até 1422, começa no dia 14 de Janeiro.

A Era de César, a que as inscrições nos antigos monumentos religiosos e os textos dos concílios das Espanhas (das quais o Arcebispo de Braga é ainda o Primaz) fazem frequentes menções, começou a contar-se a partir do ano 715 da Fundação de Roma, ou seja, 38 anos e 11 dias antes da nossa Era.

= O ano 1939 da era Saka, no calendário indiano reformado, começa no dia 22 de Março.

= O ano 1734 da era de Diocleciano começa no dia 11 de Setembro.

A era diocleciana (anno Diocletiani) conhecida também como era dos mártires foi um método de numeração dos anos usado pelos cristãos de Alexandria durante o século IV e século V. Os cristãos ocidentais conheceram-no mas quase nunca o usaram. É usada pelos coptas (egípcios modernos) e pelos cristãos da Abissínia. a

= O ano 1439 da era islâmica (ou Hégira) começa ao pôr-do-sol do dia 21 de Setembro.

O calendário muçulmano, também designado por calendário islâmico ou calendário hegírico, é inteiramente lunar, sendo baseado no ano lunar de 354 dias e 355 nos anos abundantes, com 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados.

 

Este texto foi elaborado com base nesta informação.