Feriados municipais que se celebram em Abril

Durante o mês de Abril, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

Dia 2 – Alpiarça (Santarém)

O Feriado Municipal de Alpiarça celebra-se no dia 2 de Abril, aniversário da data em que, no ano de 1914, a localidade foi elevada a sede de concelho.

Os naturais ou habitantes de Alpiarça chamam-se Alpiarcenses.

Dia 6 – Fronteira (Portalegre)

O Feriado Municipal de Fronteira celebra-se no dia 6 de Abril, data em que, no ano de 1384, se verificou a Batalha de Atoleiros (Crise de 1383-1385), durante a qual, na herdade de Atoleiros, um exército castelhano com mais de 1000 cavaleiros, acompanhados por bastante infantaria, atacou uma força portuguesa de apenas 300 cavaleiros, 100 besteiros e pouco mais de 1000 peões.

Os naturais ou habitantes de Fronteira designam-se por Fronteirenses.

Dia 10 – Pampilhosa da Serra (Coimbra)

O Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra é celebrado a 10 de Abril, e a data está relacionada com um facto histórico muito importante para o concelho: em 1380, D. Fernando anexou a Pampilhosa ao julgado da Covilhã. Desta decisão real surgiu grande descontentamento entre os “homens bons” da Pampilhosa, que não hesitaram em enviar uma petição ao Rei, no sentido deste concelho continuar a gozar de autonomia. D. João I, dando razão aos protestos dos habitantes da Pampilhosa, a 10 de Abril de 1423, confirma-lhe os seus títulos de vila isenta.

Até ao século XIX, o concelho era designado de Pampilhosa, que tem origem etimológica na palavra Pampilho, nome de uma planta campestre, idêntica ao malmequer. Passou a ser da Serra, para distinguir de Pampilhosa do Botão, pertencente à Mealhada.

Os naturais ou habitantes de Pampilhosa da Serra chamam-se Pampilhonenses.

Dia 10 – Tábua (Distrito de Coimbra)

O Feriado Municipal de Tábua celebra-se no dia 10 de Abril, data em que, no ano de 1973, foi restaurada a sua sempre pretendida Comarca.

Os naturais ou habitantes de Tábua designam-se por Tabuenses.

Dia 11 – Lagoa (Ilha de S. Miguel – Açores)

O Feriado Municipal de Lagoa (Ilha de S. Miguel – Açores) celebra-se no dia 10 de Abril, data em que, no ano de 1522, a localidade foi elevada a Vila e sede de Concelho.

Os naturais ou habitantes de Lagoa designam-se por Lagoenses.

Dia 23 – Velas (Ilha de S. Jorge – Açores)

O Feriado Municipal de Velas (Ilha de S. Jorge – Açores) celebra-se no dia 23 de Abril, Dia de S. Jorge, padroeiro da ilha que tem esta localidade por capital. A ilha de S. Jorge foi descoberta no dia 10 de 23 de Abril de 1439 (data provável aceite por vários historiadores).

Os naturais ou habitantes de Vela designam-se por Velenses.

Dia 26 – Belmonte (Castelo Branco)

O Feriado Municipal de Belmonte celebra-se no dia 23 de Abril, data das solenidades e dos festejos populares em honra de Nossa Senhora da Esperança, e porque nesse dia se comemora em Belmonte, terra da naturalidade de Pedro Álvares Cabral, o respectivo aniversário. (Cf. o Decreto 48353, de 26 de Abril, do Ministério do Interior – Direcção-Geral de Administração Política e Civil, publicado no Diário do Governo n.º 100/1968, Série I de 1968-04-26).

Os naturais ou habitantes de Belmonte designam-se por Belmontenses.