Feriados municipais que se celebram em Fevereiro

Durante o mês de Fevereiro, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

 

Dia 2 – Mourão (Évora)

O Feriado Municipal de Mourão celebra-se no dia 2 de Fevereiro, Dia de Nossa Senhora das Candeias, da Candelária, da Apresentação de Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora.

Os naturais ou os residentes em Mourão chamam-se Mouranenses.

 

Dia 10 – Aguiar da Beira (Guarda)

O Feriado Municipal de Aguiar da Beira celebra-se no dia 10 de Fevereiro. Os naturais ou os residentes em Aguiar da Beira denominam-se Aguiarenses.

 

Dia 18 – Valença (Viana do Castelo)

O Feriado Municipal de Valença realiza-se no dia 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, valenciano e primeiro santo português.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. Tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.

Os naturais ou os residentes em Valença denominam-se Valencianos.