Feriados municipais que se celebram em Janeiro

Durante o mês de Janeiro, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

Dia 11 – Óbidos (Leiria)

O Feriado Municipal da Vila de Óbidos realiza-se no dia 11 de Janeiro, para relembrar a tomada da Vila aos Mouros pelos exércitos de D. Afonso Henriques (conhecido por Ibn Erik Rex pelos Muçulmanos), em 1148. Os seus naturais ou residentes chamam-se Obidenses.

Dia 13 – Cadaval (Lisboa)

O Feriado Municipal do Cadaval celebra-se no dia 13 de Janeiro, data em que o concelho do Cadaval foi, definitivamente, restaurado, em 1989, depois de ter sido extinto, em 26 de Setembro de 1895. Os seus naturais ou residentes chamam-se Cadavalenses.

Dia 13 – Santa Marta de Penaguião (Vila Real)

O Feriado Municipal de Santa Marta de Penaguião comemorava-se no dia 13 de Janeiro, data em que este concelho foi restaurado, em 1989, depois de ter sido extinto em 26 de Setembro de 1895, como muitos concelhos, de norte a sul de Portugal. Em reunião da Assembleia Municipal de 13 de Novembro de 2013, foi deliberada a alteração da data do Feriado Municipal para dia 29 de Julho – Dia da Padroeira da Região Demarcada do Douro. Os seus naturais ou habitantes chamam-se Penaguienses.

Dia 13 – Viana do Alentejo (Évora)

O Feriado Municipal de Viana do Alentejo celebra-se no dia 13 de Janeiro, data do aniversário da restauração do concelho, em 1898, dado que o mesmo tinha sido extinto em Julho de 1895. Os naturais ou habitantes de Viana do Alentejo chamam-se Vianenses.

Dia 13 – Vila Nova de Poiares (Coimbra)

O Feriado Municipal de Vila Nova de Poiares celebra-se no dia 13 de Janeiro, data do aniversário da restauração definitiva do concelho, em 1898, dado que este concelho, criado em 1836, tinha sido suprimido por duas. Posteriormente sido elevado à categoria de Vila em 1905. Os naturais ou habitantes de Vila Nova de Poiares chamam-se Poiarenses.

Dia 14 – Elvas (Portalegre)

O Feriado Municipal de Elvas realiza-se no aniversário da vitória lusa na Batalha das Linhas de Elvas, ocorrida em 14 de Janeiro de 1659, no âmbito da Guerra da Restauração. Os naturais ou habitantes de Elvas chamam-se Elvenses.

Dia 15 – Sta Cruz (Madeira)

Dia 20 – Sta Maria da Feira (Aveiro)

O Feriado Municipal de Santa Maria da Feira realiza-se no dia em que a Igreja celebra a memória de S. Sebastião (20 de Janeiro). Esta festa, a mais emblemática do concelho de Santa Maria da Feira, teve origem num voto feito ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça. A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular, com mais de quinhentos anos. Os naturais ou habitantes de Santa Maria da Feira chamam-se Feirenses.

Dia 22 – S. Vicente (Madeira)

Os naturais ou habitantes de S. Vicente chamam-se Vicentinos.

Dia 22 – Vila do Bispo (Faro)

O Feriado Municipal da Vila do Bispo comemora-se no dia 22 de janeiro, dado que é neste dia que a Igreja celebra a memória litúrgica de S. Vicente, padroeiro do concelho. Os naturais ou habitantes da Vila do Bispo chamam-se Vila-bispenses.