Feriados municipais que se celebram em Março

Durante o mês de Março, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

Dia 1 – Tomar (Santarém)

O Feriado Municipal de Tomar celebra-se no dia 1 de Março, data de fundação da cidade, por D. Gualdim Pais, Grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal e cavaleiro de D. Afonso Henriques. A construção do Castelo de Tomar iniciou-se em 1 de Março de 1160, conforme inscrição epigráfica existente nos muros.

Os naturais ou residentes em Tomar chamam-se Nabantinos, derivado do antigo nome de Tomar, Nabância.

Dia 2 – Vila Nova de Paiva (Viseu)

O Feriado Municipal de Tomar celebra-se no dia 2 de Março, aniversário da data (1883) em que o Governo substitui o topónimo de Barrelas pelo de Vila Nova de Paiva, em resposta ao pedido efetuado pela Câmara Municipal, em 28 de Junho de 1881, para que em Barrelas se estabelecesse a sede do concelho de Fráguas (extinto em 14 de Setembro de 1895 e restaurado com os atuais limites e designação em 15 de Janeiro de 1898).

Os naturais ou residentes em Vila Nova de Paiva designam-se por Paivenses.

Dia 4 – Manteigas (Guarda)

O Feriado Municipal de Manteigas celebra-se no dia 4 de Março, conforme deliberação em sessão da Câmara Municipal no dia 17 de Novembro de 1977 e ratificação pela Assembleia Municipal em 30 de Novembro do mesmo ano, e está associado à atribuição do Foral por D. Manuel I em 4 de Março de 1514. Neste foral D. Manuel I confirma os privilégios e tributos concedidos a esta Vila por D. Sancho I em 1188.

Os naturais ou residentes em Manteigas designam-se por Manteiguenses.

Dia 5 – Ferreira do Alentejo (Beja)

O Feriado Municipal de Ferreira do Alentejo celebra-se no dia 5 de Março porque foi no dia 5 de março do ano de 1516 que D. Manuel I atribuiu à Vila a nova Carta de Foral.

Os naturais ou residentes em Ferreira do Alentejo chamam-se Ferreirenses.

Dia 8 – Montemor-o-Novo (Évora)

O Feriado Municipal de Montemor-o-Novo celebra-se no dia 8 de Março por ser o dia dedicado a S. João de Deus, padroeiro da localidade.

Os naturais ou residentes em Montemor-o-Novo chamam-se Montemorenses.

Dia 19 – Póvoa do Lanhoso (Braga)

O Feriado Municipal de Póvoa do Lanhoso celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José (Dia do Pai).

Os naturais ou residentes em Póvoa do Lanhoso chamam-se Lanhosenses.

Dia 19 – Torre de Moncorvo (Bragança)

O Feriado Municipal de Torre de Moncorvo celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José. Para saber a razão, sugerimos a leitura deste artigo.

Os naturais ou residentes em Torre de Moncorvo designam-se por Moncorvenses.

Os Moncorvenses têm por alcunha: Paliteiros. Da alcunha de “Paliteiros de Moncorvo” diz-se que era o nome que lhes chamavam os Foz-Coenses por, justificavam, andarem sempre de palito na boca (1). Esta alcunha terá, talvez, surgido em resposta ao Moncorvenses por estes lhes chamarem “Judeus”, alcunha pela qual os Foz-coenses são conhecidos mas cuja origem desconheço.

Deve também aqui salientar-se a grande rivalidade entre as populações de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

(1) Talvez para transmitirem a ideia de que tinham comido carne, logo que eram “ricos” (?!)

A informação aqui disponível sobre a alcunha “Paliteiros” de Torre de Moncorvo foi-nos enviada pelo Sr. Ricardo Periquito, a quem muito agradecemos, e que nos escreveu o seguinte: “A informação de que disponho sobre a origem das alcunhas é apenas informação adquirida pela via oral. Desconheço qualquer fonte que fale sobre o assunto.”

Dia 19 – Santarém (Santarém)

O Feriado Municipal de Santarém celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José, patrono da cidade.

Os naturais ou residentes em Santarém chamam-se escalabitanos ou scalabitanos (Santarém tinha o nome de Scalabis e Scalabicastrum no tempo dos romanos), a par de santarenos.

Se quer conhecer a lenda sobre a fundação e o primitivo nome de Santarém, clique aqui.

Dia 19 – Vizela (Braga)

O Feriado Municipal de Vizela celebra-se no dia 19 de Março, data da restauração do concelho em 1998. Este concelho já tinha existido entre 24 de Maio de 1361 e 3 de Fevereiro de 1408 (data em que foi extinto), tendo a designação de Riba Vizela.

Os naturais ou residentes em Vizela designam-se por Vizelenses.