Festas do concelho de Valença e da Senhora do Faro

 

Entre os próximos dias 10 e 15 de Agosto, Valença promove as Festas do Concelho, em honra da Senhora do Faro, que se vão realizar no recinto do antigo Campo da Feira, próximo da Fortaleza. Dos diversos eventos que se vão realizar durante este seis dias de muita animação, destacam-se o Cortejo Etnográfico, a atuação de artistas de renome nacional, música popular, inúmeras diversões e a Peregrinação ao Faro.

No dia 10 de agosto, sexta-feira, os festejos começam com a atuação dos valencianos Grupo de Cordas 6tàs9 e do tributo aos Pink Floyd a cargo dos Dark Side Project.

Já no dia 11 de agosto, sábado, os festejos começam com as arruadas de bombos. Durante a tarde decorrerá o Troféu Cidade de Valença, no Estádio Dr. Lourenço Raimundo, colocando frente a frente o SC Valenciano e o Leixões SC. Para as 18h, na rua da Oliveira, está programada mais uma edição do Summer Party Fortaleza. A noite será animada pela orquestra Kubo e por um espetáculo de fogo piro musical.

No Domingo, dia 12 de agosto, as ruas da cidade serão percorridas por arruadas de bombos. A etnografia, a história e a cultura valenciana estarão em destaque a partir das 17h30, com um Cortejo Etnográfico que contará com carros alegóricos e centenas de figurantes. O cortejo começará no Pavilhão Municipal e percorrerá as avenidas centrais da cidade. Segue-se um festival folclórico. A noite será animada por João Lucas & Marcelo, rematando com um espetáculo de djs Remember dos anos 70, 80 e 90.

A noite de segunda-feira, 13 de agosto, será animada pelos grupos Fulano X e Metáfora.

Na terça-feira, 14 de agosto, a noite começa com os The Oafs, segue-se o Tributo a Michael Jackson e remata com dj’s.

 

 

Finalmente, no dia 15 de Agosto realiza-se a tradicional peregrinação à Senhora do Faro, desde a Igreja de Santo Estêvão, em Valença, até ao alto do Monte do Faro, com saída às 8h00. Centenas de peregrinos acompanham esta emblemática peregrinação a pé, durante 7,5 km’s.

Os festejos são uma iniciativa da Comissão de Festas do Concelho e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença, da Confraria de Nª Srª do Faro, do comércio e indústria local, juntas de freguesia e associações do concelho, desta cidade do Minho.