Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo 2018

 

O cartaz completo da 10ª edição do Festim já foi apresentado em Oliveira de Azeméis. De 22 de junho a 26 de julho, há sete grandes nomes pelos palcos de uma região inteira. O festival intermunicipal de músicas do mundo vai passar por Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Ílhavo e, a partir deste ano, também em Oliveira de Azeméis.

O Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo acaba de apresentar sete motivos para não faltar à festa da 10ª edição: La Caravane Passe (França), Boban Markovic Orkestar (Sérvia), Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile), Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Benim), La Yegros (Argentina), Waldemar Bastos (Angola) e Omar Souleyman (Síria). São estes os nomes que compõem o cartaz deste ano, que decorre de 22 de junho a 26 de julho.

Aos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Ílhavo, junta-se este ano o Município de Oliveira de Azeméis, que acaba de acolher a Conferência de Imprensa de apresentação do programa. A viagem musical desta 10ª edição cumpre-se em 14 grandes concertos, levando a festa a várias salas e recintos da região.

A conferência de imprensa, que foi aberta pelo anfitrião Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, contou ainda com as intervenções de Elsa Corga (Município de Águeda), Delfim Bismark (Município de Albergaria-a-Velha), Almeida e Costa (Município de Sever do Vouga), Isabel Pinto (Município de Estarreja) e Fátima Teles (Município de Ílhavo) e do programador do festival, Luís Fernandes (d’Orfeu AC).

Anualmente, desde 2009, o festival intermunicipal de músicas do mundo tem apresentado artistas de uma dimensão surpreendente, num modelo, cada vez mais sólido, de programação cultural em rede. O Festim é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e conquistou, pela segunda vez, o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe.

Que comece o 10º Festim!