Festival de Criatividade, Arte e Talento Sénior

Nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) vai realizar, nas Caldas da Rainha, e destinado ao público sénior, o

III CRIA 55 – Festival de Criatividade, Arte e Talento Sénior – Ver programa e cartaz.

Este festival terá duas vertentes:

– O dia 15 será constituído por 12 oficinas de artes, que irão decorrer em diversos sítios das Caldas da Rainha. Podem participar alunos, professores ou seniores que tenham gosto pelas artes e queriam experimentar novas técnicas e praticas. Cada pessoa pode frequentar no máximo 4 oficinas que irão ter uma duração aproximada de 90 minutos. O preço é de 12 euros por pessoa para custear o material utilizado nas oficinas. As inscrições são obrigatórias e limitadas aos lugares disponíveis.  Inscrições aqui

Oficinas de arte (9h30 às 17h30)

Aguarela (Museu José Malhoa) | Azulejo (Universidade Sénior) | Bem receber – Artes decorativas (Céu de Vidro – Parque D. Carlos I) | Bordados – Bainhas abertas (Universidade Sénior) | Bordados das Caldas (Universidade Sénior) | Cantos (Universidade Sénior) | Cerâmica (Museu da Cerâmica) | Danças (Sala de ensaios do Centro Cultural) | Desenho de observação a carvão (Centro de Artes) | Fotografia com o smartphone (Parque D. Carlos I) | Graffiti (antigas instalações da Bordalo Pinheiro) | Tricot (Universidade Sénior)

– O dia 16 será o dia do Concurso Nacional de Talento Sénior que irá decorrer no Centro Cultural das Caldas da Rainha. De manhã haverá a actuação de algumas US e da peça de teatro da Fundação PT – Comunicar em Segurança. Da parte da tarde irá decorrer o concurso com a apresentação de 10 concorrentes nas artes de palco e 5 em artes plásticas. A apresentação será de Fernando Alvim. Qualquer pessoa com mais de 55 anos pode concorrer. A entrada é livre. Ver cartaz e regulamento.

Os candidatos para o concurso devem enviar fotos dos seus trabalhos manuais ou uma gravação de 5 minutos com a sua actuação para as artes de palco para talentorutis@gmail.com, até dia 10 de Novembro.

Concurso de Arte e Talento Sénior – Centro Cultural das Caldas da Rainha (entrada livre)

10h00 – Abertura do evento
10h10 – Actuação do Grupo de Dança da US de Torres Vedras
10h30 – Actuação do Grupo Musical da UTI de Sintra
10h50 – Actuação do Grupo de Dança da US de Alenquer
11h20 – Actuação do Grupo Musical da US das Caldas da Rainha
11h40 – Peça de Teatro “Comunicar em Segurança”
13h00 – Almoço livre
14h30 – Início do Concurso – apresentação de Fernando Alvim
17h00 – Entrega dos prémios aos concorrentes e encerramento

 

RUTIS – o que é?

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, criada em 2005.Tem um pólo no Porto (Academia RUTIS Porto).

A RUTIS tem, actualmente, 305 UTIs como membros, 45.000 alunos seniores e 5.000 professores voluntários nas universidades seniores.

A importância social da RUTIS e das Universidades Seniores foi reconhecido oficialmente pela Resolução de Conselho de Ministros nº76/2016 de 29 de Novembro de 2016.

Os principais objectivos da RUTIS são a promoção do envelhecimento activo e a valorização  das Universidades Seniores (denominação registada, pela RUTIS, como Marca Registada no Instituto Nacional de Propriedade industrial), sendo estas “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos.

As actividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”.

A RUTIS é membro de diversas redes nacionais e internacionas e é a única instituição nacional com acordo com o estado para a promoção do envelhecimento activo. Ver prémios e distinções da RUTIS.

A RUTIS participa nas seguintes redes/grupos:

– Membro do Conselho Económico e Social do Estado Português

– Membro da direcção da Confederação Portuguesa do Voluntariado

– Membro da EAEA (Associação Europeia para a Educação de Adultos)

– Membro da Rede TIC e Sociedade promovida pela FCT.

– Membro da CNIS e do Conselho Local de Acção Social de Almeirim

A RUTIS tem como visão: Criar novos projectos de vida para os seniores.

A RUTIS tem como missão: Promover o envelhecimento activo. | Defender, representar e dinamizar as Universidades Seniores. | Incentivar a participação social dos mais velhos.

A RUTIS tem como valores: O respeito pela pessoa humana e pela sua dignidade, em todas as circunstâncias. | O respeito pelo direito à não discriminação em razão da ascendência, sexo, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social.