Fórum Emprego Cap Magellan 2018

 

Fórum Emprego Cap Magellan 2018: o Departamento de Estágios e Emprego (DSE) ao serviço dos jovens

Nos dias 6 e 7 de março de 2018, o Departamento de Estágios e Emprego regressa com o seu «Fórum Emprego Cap Magellan 2018» em Paris, sendo o mercado de trabalho uma das principais preocupações da associação Cap Magellan.

Desde 1993, o Departamento de Estágios e Emprego (DSE) da associação tem por missão a identificação e a divulgação de oportunidades de emprego presentes nas estruturas lusófonas em França e nos outros países de língua portuguesa. O DSE é o intermediário entre os candidatos, que procuram empregos ou estágios, e as empresas.

Com o objetivo de apresentar a nossa atividade ao público lusófono e lusófilo, a associação organiza, anualmente, um fórum emprego. O DSE espera-vos nos dias 6 e 7 de março de 2018, e estará presente durante dois dias para vos acompanhar nos vossos processos de procura de emprego. Durante esses dois dias, terão a possibilidade de compartilhar um momento único de encontros e contatos com potenciais recrutadores lusófonos e lusófilos.

Ø Terça-feira, dia 6 de março, das 10h às 18h

A Cap Magellan estará novamente presente no fórum “Paris pour l’emploi des jeunes 2018”, na Grande Halle de La Villette em Paris. Este fórum é um evento prestigioso que permite, aos candidatos de todo nível de qualificação e experiência, encontrar responsáveis de recrutamento, diretores de recursos humanos e de coletividades territoriais da região Ile-de-France.

Consciente que inúmeros jovens não possuem necessariamente diplomas de ensino superior, o DSE propõe um processo de acompanhamento a desde o recrutamento até à formação e pistas de orientação.

Ø Quarta-feira, dia 7 de março, das 10h às 17h

A Cap Magellan e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP estarão presentes no Consulado Geral de Portugal em Paris, para um serviço de informação perto dos utilizadores do Consulado Geral. Propomos entrevistas personalizadas onde poderão obter conselhos e informações sobre as ofertas de emprego disponíveis. Essas entrevistas personalizadas deverão ser reservadas, previamente por telefone ou por email, com a responsável do DSE.

O objetivo deste fórum é de reunir lusófonos e lusófilos de França; permitir à língua portuguesa e às culturas lusófonas serem reconhecidas e adquirir uma maior visibilidade em França; informar sobre diversos temas (cultura, emprego, estudos…); facilitar o contato entre jovens e empresas, quer seja no âmbito de um fórum de recrutamento, ou no âmbito do consulado, ponto de passagem de um grande número de portugueses e luso-descendentes que nem sempre têm acesso às informações sobre as oportunidades de emprego em França, assim como às informações práticas em geral (acesso à carte vitale, ajuda sobre os procedimentos administrativos, etc.).

Se estiverem à procura de um estágio ou de um emprego, este evento é feito para si! Não hesitem então e venham encontrar-nos durante este evento organizado pelo DSE da Cap Magellan.

 

Apresentação do Departamento Estágios e Empregos (DSE)

A Associação Cap Magellan criou em 1993 o Departamento Estágios e Empregos (DSE) com o objetivo de:

– Continuar as ações que favorecem a inserção profissional dos jovens lusófonos (ajuda à redação de CVs, estabelecimento de relações com as empresas lusófonas…), mas também melhorar a qualidade dessas ações, aumentar o seu campo de ação e desenvolver a formação às novas tecnologias e ações de criação de negócios (criação de empresas em Portugal, em França…), ou incentivar o investimento em França ou em Portugal.

– Promover os intercâmbios entre França e Portugal nos campos profissionais, culturais, da cidadania, do emprego e dos estudos.

– Facilitar a inserção profissional dos jovens e dos candidatos a empregos.

– Pôr em evidência a importância do bilinguismo e da dupla cultura.

Esta especialização resulta das necessidades específicas das empresas e do desejo de reforçar a informação aos jovens. O trabalho do DSE consiste em oferecer uma assistência à procura de um emprego em França e nos outros países lusófonos, procurar e apresentar as informações relativas aos empregos, estágios, a formações profissionais assim como os dados conjunturais macroeconómicos, sociais e fiscais.

O DSE recebe, anualmente, um número superior a 2000 CVs, a 200 ofertas de emprego, resultado de um trabalho de uma equipa dedicada e de uma parceria estabelecida com o IEFP em 1998, e que perdura 20 anos depois.

Para mais informação e marcações, contactar :

Raquel Andrade – Responsável do Departamento Estágios e Empregos

Maïmouna Cissoko – Assistente Recursos Humanos

dse@capmagellan.org | + 33 1 79 35 11 00