Quatro Concertos de Jazz em Valença

 

 

IIº Ciclo Jazz de Valença vai apresentar quatro concertos

Entre os meses de janeiro e abril de 2019, no último sábado de cada mês, às 21h30, Valença vai oferecer um ciclo de jazz, com quatro concertos gratuitos.

Desde os clássicos americanos às novas tendências do jazz, esta é, assim, uma oportunidade única para ouvir, ao vivo, algumas das referências nacionais.

Este sábado atua Ricardo Formoso, na Escola Superior de Valença

O ciclo abre no próximo sábado, 26 de janeiro, às 21h30, no auditório do CILV, com o concerto “Origens”, onde serão composições originais do grupo liderado pelo trompetista Ricardo Formoso, e do qual ainda fazem parte Carlos Azevedo, ao piano, João Cação, no contrabaixo e Rui Lúcio na bateria.

“Origens” reúne composições originais do, também, compositor galego Ricardo Formoso, que espelham a sua trajetória de trompetista, desde que entrou no meio artístico português. “Origens” é uma fusão do seu background musical e pessoal assumindo influências dos diversos projetos musicais por onde tem passado, nomeadamente do circuito de Jazz do Porto.

O trompetista Ricardo Costa Formoso (03-03-1986, A Corunha, Espanha) começou a estudar trompete aos nove anos, no Conservatório de Música de A Corunha, tendo finalizado a Licenciatura em Jazz na ESMAE (2011). Desde a sua chegada a Portugal, teve a oportunidade de colaborar com diversas formações, das quais se destaca a Orquestra Jazz de Matosinhos e o ensemble Coreto Porta-Jazz. Trabalhou, ainda, como docente no Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra.

“Origens” constitui o primeiro projeto como líder e contém um repertório original que descreve, não só a cronologia do trompetista em Portugal, mas também as suas influências musicais. O quarteto formou-se em setembro de 2015 e é composto por três dos músicos mais destacados no panorama jazzístico nacional. Fonte 

Os restantes concertos:

23 de fevereiro, às 21h30 | Pedro Neves Trio, com “5:21” | Quinta do Caminho, em Cerdal

30 de março, às 21h30 | Ploo, com “Pele de Papel” | Auditório CILV / ESCE Valença

27 de abril, às 21h30 | José Pedro Carvalho, com “Passarola Voadora” | Quinta do Caminho, em Cerdal

Fonte