Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua

 

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua vai ter lugar nos dias 24, 25 e 26 de maio, no centro histórico de Santa Maria da Feira, integrado na V Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira reinventa-se continuamente, num contexto que provoca a inovação e estimula a criação artística contemporânea. À 18ª edição, o Imaginarius converte-se num espaço aberto a todos, com olhos postos nas nossas raízes e nas origens das artes de rua, mas alinhado com a potenciação criativa para o espaço público e as relações internacionais.

Um desafio para todas as idades, um agente de educação pela arte, uma plataforma de oportunidades para artistas emergentes, um lugar de encontros. O Imaginarius (re)afirma-se como “o espaço” das artes de rua em Portugal, num contexto multigeracional, potenciador de laços sociais e artísticos e, ainda, gerador de condições para o desenvolvimento ativo de novas abordagens criativas.

A programação desta edição, desafia os nossos limites, abrindo alas a um desfile de odisseias e peripécias dos nossos tempos. Num contexto único de desventuras e deslumbramento, a eterna reflexão do nosso estado social (re)afirma-se como uma razão de ser e um estímulo à criatividade. Um alinhamento de programação que mescla diferentes estados de espírito, contrasta opiniões, antagoniza o quotidiano e questiona-se… e questiona-nos. Uma experiência individual ou coletiva que exorta alter-egos e clássicos da literatura, faz-nos parar na berma da estrada, desafia o espaço de todos e a sua utilização… provoca uma cidade nas suas dinâmicas basais e interligações.

O Mundo abre, assim, as portas ao Imaginarius, numa dinâmica ímpar de internacionalização e reconhecimento. Um festival que é um work in progress permanente, na busca ativa do contraditório, do “novo”, do (in)correto e do experimental. Um festival que agarra oportunidades e novos mundos, numa viagem pessoal e alucinante que nos transporta a realidades distintas e disruptivas.

Imaginarius

Contemporaneidade, inovação e oportunidade são três dos pilares de um contexto de programação que cruza disciplinas, temáticas e desafios, rumo à construção de novos contextos e identidades artísticas. Um festival que pretende atingir diversos públicos, provocar múltiplas emoções e questionar a sociedade e o seu status quo.

Infantil

Um projeto de formação de novos públicos que, mantendo a identidade do festival Imaginarius, estimula nas crianças a vontade de fruir, pensar e intervir no espaço público. Os espetáculos, workshops e experiências a realizar no festival permitirão aos participantes descobrir outras formas de ver e sentir a realidade.

Mais

Uma secção do festival Imaginarius que pretende dar espaço a artistas emergentes através de um concurso de criações artísticas. Um desafio para a apresentação de propostas que abordam o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades criativas.

Ligações

O festival Imaginarius conecta-se com o ecossistema cultural e criativo de Santa Maria da Feira, envolvendo na sua programação oficial o resultado artístico de projetos de intervenção criativa e social, desenvolvidos de forma integrada ao longo dos últimos meses.

Pro

O Imaginarius PRO é um programa de contacto entre profissionais do setor das Artes de Rua, integrado no festival Imaginarius. Com esta dinâmica, o Imaginarius pretende reforçar as parcerias entre artistas e programadores presentes no festival, facilitando o contacto entre diferentes realidades e perspetivas. Uma área reservada está disponível para os profissionais acreditados, dispondo de zonas com condições para pequenos meetings e divulgação de informação artística, assim como um meeting-point informal no recinto do festival. O acesso é gratuito para todos os profissionais do setor das Artes de Rua nacionais e internacionais.

Apoio à criação

O Imaginarius reforça o seu programa de apoio à criação artística contemporânea para o espaço público, que se materializa numa plataforma integrada de suporte aos processos criativos, com uma visão mais alargada de envolvimento, mediação e capacitação, assim como a intervenção critica e criativa externa em diferentes fases dos processos artísticos. O reforço do contexto de criação em residência conquista novas fronteiras, com seis novos projetos distintos em termos dramatúrgicos, conceptuais e estruturais.

Esta iniciativa vai decorrer durante 3 dias (24, 25 e 26 de maio de 2018), envolvendo mais de 300 artistas de 17 países (alemanha, argentina, áustria, bélgica, espanha, finlândia, frança, holanda, irlanda, itália, marrocos, portugal, reino unido, rússia, sérvia, suíça, turquia), integrados em 37 companhias ou projetos artísticos, que vão apresentar 40 espetáculos/intervenções.

Mais informações: 6 residências artísticas | 7 criações imaginarius | 2 instalações de arte pública | 3 Workshops | 11 estreias absolutas | 24 estreias nacionais | 195 apresentações ou intervenções artísticas | Mais de 170 horas de conteúdos de programação.

 

Fonte: Programa do Festival Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, editado pela CM de Sta Maria da Feira