Em Janeiro, datas comemorativas

Dia 01 – Dia Mundial da Paz – Santa Mãe de Deus

Inicialmente designado apenas como Dia da Paz, o Dia Mundial da Paz foi criado por proposta do Papa Paulo VI, o qual, numa mensagem divulgada no dia 8 de Dezembro de 1967, sugeriu que este dia fosse celebrado sempre no primeiro dia de cada ano civil (1 de Janeiro), com início no ano de 1968. Desde então, esta celebração nunca deixou de se realizar.

Na sua mensagem para o primeiro Dia Mundial de Paz (1 de Janeiro de 1968), o Papa Paulo VI afirmou: “Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro“.

Dia 04 – Dia Mundial do Braille

Com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para os problemas dos cidadãos invisuais, celebra-se no dia 4 de janeiro, o Dia Mundial do Braille. O método de Braille, inventado por Louis Braille, que é um novo alfabeto para cegos, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, modificando preponderantemente a educação dos mesmos.