Jornadas Nacionais de Comunicação Social

 

Vai realizar-se, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, na Domus Carmeli, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Comunicação Social e III Jornadas Práticas de Comunicação Digital, nas quais, Xiskya Valladares, conhecida em todo o mundo como “monja tuiteira”, vai falar sobre o tema “Boas práticas para evangelizar no Facebook, Twitter e Instagram”, para ensinar como evangelizar nas redes sociais. É jornalista, doutorada em Comunicação, autora de vários livros e com um vasto currículo enquanto conferencista nas áreas da comunicação institucional, evangelização digital, nova evangelização e evangelização através da fotografia e redes sociais.

Nestas Jornadas, é apresentado, em exclusivo, um estudo mundial de social listening no Facebook e Instagram sobre os interesses dos jovens com idades entre os 18 e os 25 anos. O estudo, que faz parte dos materiais de preparação do Sínodo dos Bispos, que decorre em outubro próximo, é apresentado pelo próprio autor: Jesús Colina, fundador e diretor editorial da rede global Aleteia.org. Foi consultor do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Em 2006, recebeu o prémio “Servidor da Paz”, outorgado pela missão da Santa Sé junto da ONU. Este ano, recebeu o Prémio Bravo, para as novas tecnologias, atribuído pela Conferência Episcopal Espanhola.

O painel de oradores integra ainda Juan Della Torre, da La Machi – Agência de Comunicação para Boas Causas, responsável pela app oficial de oração do Papa, Click To Pray, e pela produção mensal de “O Vídeo do Papa”; Nelson Pimenta, diretor digital do grupo Renascença Multimédia, que vai falar sobre as novas tendências digitais; e os académicos Patrícia Dias, Inês Teixeira-Botelho e Fábio Ribeiro, que trazem os resultados da investigação feita sobre ética e eficácia do marketing digital e a relação dos jovens com as fake news.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social e III Jornadas Práticas de Comunicação Digital são organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

A Sessão de Abertura está marcada para as 10h doa dia 27 de setembro, com a presença de D. João Lavrador, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, P. Américo Aguiar, Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, P. António Valério, sj, Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

O Encerramento está previsto para as 12h30 do dia 28 de setembro, da responsabilidade da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Clique para conhecer o Programa e oradores.