II Jornadas da Rede de Museus do Algarve

 

Este ano, o tema em debate nas II Jornadas da RMA – Rede de Museus do Algarve vai ser, “Museus para quem?”. Uma iniciativa que terá lugar no dia 16 de Novembro, de 2018, no Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, e na qual será abordada a diversidade de estratégias de proximidade entre museus, estruturas museológicas e patrimoniais e os modelos de interação cultural, científica e social, no contexto da pluralidade dos seus públicos, utentes e comunidades.

Procurar-se-á, também, refletir sobre as metodologias e processos pedagógicos mais adequados e facilitadores para uma maior acessibilidade aos museus, aos seus conteúdos, ideias e objectivos, de forma a diminuir barreiras conceptuais, interpretativas, etárias, linguísticas e físicas.

As II Jornadas da RMA serão, igualmente, um momento oportuno para uma reflexão mais actual sobre a visão, missão e funções dos museus, debatendo as várias opções resultantes de um posicionamento mais centrado nas expectativas dos seus visitantes e das suas comunidades, propondo um envolvimento mais assumido e atento aos contributos de uma sociedade mais participativa e cooperante.

Finalmente, pretende-se contribuir para o desenvolvimento evolutivo e dinâmico da própria definição de museu e dos seus novos desafios, prosseguindo e desenvolvendo a política formativa e interventiva da Rede de Museus do Algarve e dos seus profissionais.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30, após o que serão apresentadas e debatidas 4 intervenções acerca de dois painéis temáticos, a saber:

– 1º Painel – “Multiplicidade de processos pedagógicos e metodologias acessíveis em museus” com a participação dos convidados portugueses Ana Garcia e Mário Vairinhos.

– 2º Painel– “Estratégias de proximidade entre os museus e a pluralidade dos seus públicos” com a participação do convidado português Samuel Silva e da brasileira Mona Nascimento.

No período da tarde, os participantes serão distribuídos por 3 Grupos de Trabalho nos quais serão convidados a discutir e propor contributos, designadamente

– Grupo 1, sobre uma nova definição de museu e os seus novos desafios;

– Grupo 2, a apresentar propostas para o conceito de uma acessibilidade universal num museu plural;

– Grupo 3, sobre o papel dos museus no aprofundamento do espírito participativo e interventivo na sociedade.

Seguir-se-á uma breve apresentação dos Cartazes/Posters, que estarão expostos no decorrer do evento, na qual as diversas entidades constituintes da Rede de Museus do Algarve apresentarão a sua própria reflexão e abordagem sobre a temática das Jornadas “Museus para Quem?”.

Finalmente, após a comunicação dos resultados dos trabalhos das reuniões dos 3 Grupos, proceder-se-á à apresentação das conclusões e ao encerramento das Jornadas.

As II Jornadas RMA contam com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, sendo a participação gratuita com inscrições obrigatórias. O formulário de inscrição encontra-se disponível nos materiais de divulgação eletrónicos ou através desta ligação.

O Grupo Coordenador da Rede de Museus do Algarve para 2018-2020 é constituído por: Ana Rosa Sousa (Museu Municipal de Loulé) | Emanuel Sancho (Museu do Traje de São Brás de Alportel) | Hugo Oliveira (Museu Municipal de Olhão) | José Gameiro (Museu de Portimão) | Maria José Gonçalves (Museu Municipal de Silves).