Março – Calendário inter-religioso 2017

Durante o mês de Março de 2017, vive-se o ano e o mês de

Hinduísmo2073 – até ao dia 28, mês Phalguna; de dia 29 de Março a 26 de Abril, mês Chaitra.

Judaísmo5777 – até ao dia 27, mês Adar; de dia 28 de Março a 26 de Abril, mês Nissan.

Budismo2144 – até ao dia 28, mês do ano 2144 (Pássaro/Fogo); de dia 29 de Março a 26 de Abril, mês .

Islão1438 – até ao dia 28, mês Jamadiul-Akhir; de dia 29 de Março a 26 de Abril, mês Rajab.

Fé Bahá’i173/174 – De dia 1 a dia 19, mês Alá Dia 20 (início do Novo Ano 174), entra o mês Bahá, que decorre até ao dia 7 de Abril.

Tradições Chinesas4715 – Até ao dia 27, mês 2º; de dia 28 de Março a 25 de Abril, mês 3º.

No mês de Março de 2017, no âmbito das diversas religiões, destacam-se as seguintes celebrações:

Cristianismo

Dia 1 – Quarta-feira de Cinzas. É o início da Quaresma para Católicos e Anglicanos.

Quarta-feira de Cinzas marca a entrada oficial na Quaresma e no ciclo da Páscoa. Na celebração litúrgica são impostas as cinzas, normalmente obtidas dos ramos do ano passado, guardados para este rito. O povo hebreu, do Antigo Testamento, nas celebrações penitenciais, cobria a cabeça de cinzas e revestia-se de saco (Jer.6, 26; Jon.3, 5-9; Mt.11, 21). Ler mais aqui.

Dia 2 – São Leão Magno, Papa (VC)

O papa Leão, nascido na Toscana no fim do século IV, é lembrado nos textos de história pelo prestígio moral e político dos quais deu prova diante das ameaças dos hunos de Átila (que conseguiu prender no Míncio) e dos vândalos de Genserico (de quem amansou a ferocidade no saque de Roma de 455). Elevado ao trono pontifício em 440, Leão, nos vinte e um anos de pontificado (morreu a 10 de novembro de 461), realizou em torno de sua sede a unidade de toda Igreja, impedindo a usurpação de jurisdição, eliminando abusos do poder, temperando as ambições do patriarcado constantinopolitano e do vicariato de Arles. Saber mais aqui.

Dia 8 – São Teodoro (VC)

São Teodoro, um dos “três grandes soldados mártires”, para os Cristãos do rito Ortodoxo (VC), foi um soldado que acabou sendo decapitado na Província do Ponto por confessar a fé cristã.

Era já venerado no século IV. Achaita (Tchorum, Turquia), onde se encontra o seu túmulo, atraiu durante muito tempo os peregrinos.

Dia 18 – São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja

São Cirilo nasceu em 315 e foi educado em Jerusalém. Em 345 foi ordenado sacerdote e, em 348, bispo de Jerusalém. Foi um ardoroso defensor da fé contra os ataques do arianismo. Por três vezes foi exilado pelos imperadores Constâncio e Valente. Participou no II Concílio Ecuménico de Constantinopla.

O seu último exílio foi o mais duro e cruel, obrigando-o, durante onze anos, a vaguear pelas cidades da Ásia e outras regiões do Oriente. Dos 27 anos em que esteve à frente da Igreja de Jerusalém, 16 anos passou ele no exílio. Deixou escrito as Catequeses, em que expõe a verdadeira doutrina da fé e os ensinamentos da Sagrada Escritura, designadamente distinguindo os textos canónicos dos apócrifos.

Sobre a Eucaristia, ele afirmava: “Sob a forma de pão é o corpo que te é dado e, sob a forma de vinho, o sangue; de tal maneira que, ao receberes o corpo e sangue de Cristo, te transformas, com ele, num só corpo e num só sangue”. Fonte

Dia 19 – Adoração da Santa Cruz (Ortodoxos)

Dia 20 – São José, esposo da Virgem Maria (transferida do dia 19 de Março). Solenidade dedicada ao pai adoptivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, por Católicos e Anglicanos. Por dia 19 calhar em Domingo da Quaresma, é transferida para dia 20.

Dia 25 – Anunciação do Senhor | Anunciação da Mãe de Deus (NC). Católicos, Anglicanos e Ortodoxos (NC) celebram a aparição do Anjo Gabriel à Virgem Maria, anunciando-lhe a escolha para mãe do Salvador Jesus Cristo.

Dia 31 – Hino de Akathistos da Mãe de Deus, Sempre Virgem Maria

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé. (…) Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela sua acção interior, é a Mãe que ensina a todos os discípulos do Senhor a docilidade à voz do Espírito (cf. TMA 48). Fonte

Budismo

Dia 5 – Buda da Medicina

Dia 6 – Dia Inauspicioso

Dia 7 – Padmasambhava

Dia 11 – Milarepa – Celebra-se o aniversário de Jetsün Milarepa (1052-1135), famoso ioguim e poeta tibetano.

Dia 12 – Amitabha

Dia 18 – Jamyang Khyentse Wangpo – Celebra-se o aniversário deste grande mestre do séc. XIX.

Dia 19 – Dia Inauspicioso

Dia 23 – Daikinis

Dia 27 – Dharmapalas

Dia 28 – Shakyamuni

Tradições chinesas

Dia 30 – Festival Shangsi (3º dia do 3º mês) – Considerado como o provável dia de nascimento do Imperador Amarelo. As pessoas dão passeios pela água, fazem piqueniques e colhem orquídeas.

Hinduísmo

Dia 5 a 11 – Holashataka (7-14 Phalguna FC) – Decorre o Festival da Primavera que culmina ckm a Festa de Holi.

Dia 12 – Holi (15 Phalguna FC) – Celebra-se a Festa da Fertilidade. É o carnaval indiano, que decorre durante cinco dias.

Dia 28 – Gudi Padavá (2[1] Chaitra FC) – Ano Novo Hindi – Tem início a semana de Ramayana que termina no dia 5 de Abril (9 Chaitra) com a festividade de Ramnavmi. Celebra-se o nascimento do lendário rei e herói Rama, encarnação de Vishnu.

Dia 29 – Santa Meerabai (2 Chaitra FC) – Santa e poetisa hindu do século XV, celebrada nesta data, dia do seu falecimento.

Judaísmo

Dia 12 – Purim (14 Adar) – Celebra-se a acção de Ester junto do rei Assuero, seu esposo, em favor do seu povo. Por calhar em Domingo, dia 14 Adar, o Jejum de Ester, que deve ser realizado na véspera (Sábado, dia sagrado para os Judeus), passa para a quinta-feira anterior (dia 11 Adar).

Dia 13 – Shushan Purim (15 Adar) – Lembra-se um acontecimento histórico, passado na Pérsia, em que os Judeus tiveram de lutar no dia de Purim e só o puderam guardar no dia seguinte.

Fé Baha’i

Dia 1 – Jejum – De 1 a 19 de Março é tempo de jejum de preparação do Novo Ano.

Dia 20 – NAW-RÚZ (Ano novo 174) – Data do Equinócio da Primavera.

Fonte: Celebração do Tempo – Calendário Inter-religioso 2017

Neste mês de Março, celebram-se, ainda, diversas outras efemérides e datas comemorativas, assim como o Dia Nacional da Bulgária, da Irlanda e da Grécia.

Não esquecer que no dia 26 de Março se procede à mudança para a Hora de Verão (adiantam-se os relógios 1 hora).