MASCARARTE – VIII bienal da máscara

 

De dois em dois anos, Bragança aceita promover a realização de um conjunto diversificado de espectáculos, exposições, concursos de pintura, escultura, fotografia, arte infantil e juvenil, feira de artesanato, conferências sobre a temática da Máscara e do Traje, assim como desfiles com grupos de mascarados, que terminam com a «Queima do Mascareto», numa iniciativa designada por Mascararte – Bienal da Máscara.

Este projecto nasceu em Bragança – onde as tradições rurais e os rituais milenares passaram de geração em geração até aos dias de hoje -, com o objectivo de divulgar as Festas de Inverno de Trás-os-Montes e, também, da província de Zamora (Espanha), assim como de reforçar a identidade e a cultura de cada uma das regiões transfronteiriças.

Esta iniciativa bienal, associada às festas tradicionais integradas no solstício de Inverno, vai realizar-se de 30 de Novembro a 5 de Dezembro de 2017.

 

Programa

Dia 30 de Novembro – Quinta-feira

18h00 – Inauguração da exposição temática “Antruidos y Mazcaradas Llioneses” – León – España (“Entrudos e Mascaradas Leoneses – Reino de Leão – Espanha), na Sala Miguel Cervantes do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

– Inauguração da exposição “Mascaretos” (trabalho de alunos e de utentes de escolas e IPSS de Bragança), no espaço público em frente ao Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

– Abertura do “Espaço Máscara” na Sala Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

18h30 – Momento musical

– Apresentação do “Catálogo Mascararte 2015” no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

Dia 1 de Dezembro – Sexta-feira

10h00 – Abertura do “Espaço Máscara” na Sala Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

18h00 – Apresentação do livro “A Magia das Máscaras Portuguesas”, de António Pinelo Tiza, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

18h30 – Momento musical com Grupo de Gaiteiros do Conservatório Municipal de Música e Dança de Bragança.

18h40 – Conferência “La Simbologia de las Máscaras”, por Adolfo Alonso Aires, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

Dia 2 de Dezembro – Sábado

10h00 – Abertura do “Espaço Máscara” na Sala Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

10h30 – Sábado de Encantar: “Antruidos y Mazcaradas Llioneses” – hora do conto em língua espanhola na Biblioteca Municipal.

14h00 – Oficina Pais & Filhos: “Antruidos y Mazcaradas Llioneses”, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

16h00 – Construção de Máscara Humana na Praça Cavaleiro de Ferreira.

16h30 – Desfile pelas ruas do Centro Histórico de Bragança. Saída da Praça Cavaleiro de Ferreira com chegada na Cidadela. Participação: grupo de gaiteiros e dulcineiros, grupos de caretos, 9 grupos de mascarados de León – Espanha (Antruejos de Carrizo de la Ribeira, La Zanfarronada de Riello, Los Zamarrones de Riaño, Los Campaneros de La Cuesta, Cimanes, El Antruejo de Llamas de la Ribeira, El Antruejo de Velilla de la Reina, Ponferrada e El Antruejo de Alija del Infantado) e carros de bois das Festas dos Rapazes.

18h00 – Atuação dos «Jurrus y Castrones de Alija del Infantado “Ritual del Jurru”» – danças tradicionais de León, na Cidadela.

18h30 – Espetáculo da “Queima do Mascareto”, na Cidadela.

Dia 5 de Dezembro – Terça-feira

18h00 – Inauguração da Exposição “Máscaras Rituais de Portugal” – Coleção de Roberto Afonso na Sala de Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

Organização: Câmara Municipal de Bragança

Apoios: Academia Ibérica da Máscara | Agrupamentos de escolas e instituições do concelho de Bragança | Associações de grupos de caretos do concelho de Bragança | Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial LEON – BRAGANÇA | Escola Superior de Educação de Bragança.

Cartaz da VIII Bienal da Máscara - Mascararte - Bragança