As melhores tradições queijeiras da Europa

 

Sem abordarmos os queijos fabricados em Portugal, façamos uma viagem por França, Itália, Espanha e Inglaterra, as pátrias que melhor representam as tradições queijeiras da Europa, lançando o desafio de que, quando puderem, provem estes queijos, apreciando as suas cores, formas, aromas, texturas e sabores.

 

Espanha

País das tapas, em que o queijo manchego e o presunto ibérico são os mais importantes ingredientes. Produzido na região da Mancha, por onde andou o mítico D. Quixote, este queijo vai bem também com marmelada e frutos secos e harmoniza-se na perfeição com vinho tinto.

Queijo Manchego – um queijo produzido com leite de ovelha. Em cada pedaço pode sentir-se a cultura e a história da gastronomia espanhola. Ideal para “picar”.

França

Considerada a pátria do queijo, a França ocupa um lugar de destaque na utilização culinária dos seus queijos. Cremosos, firmes, macios, aromáticos, adocicados ou picantes, ali se produzem mais de 300 variações de queijos, que podem chegar à sua mesa acompanhados por um bom vinho ou como ingredientes em diversos pratos.

Queijo Roquefort – queijo feito com leite de ovelha cru, apresenta um sabor picante e um aroma intenso. Deve ser consumido em pequenas porções e fica perfeito em molhos a acompanhar pratos de carne.

Queijo Camembert – produzido com leite de vaca, de pasta cremosa e aroma marcado pelos bolores da sua casca, vai ficando mais intenso à medida que vai envelhecendo. Ideal para uma tábua de queijos.

Queijo Brie – considerado o “rei” dos queijos franceses, é produzido com leite de vaca, tem pasta mole e é ideal para acompanhar com doces ou compotas.

Itália

A tradição queijeira em Itália tem origem na época dos Romanos e os queijos ali produzidos são, hoje em dia, populares em todo o mundo. Os italianos têm orgulho nos seus queijos, particularmente no parmigiano reggiano, que casa bem como frutos secos ou adicionado a risotos, e no mozarella de búfala, ideal para pizas e degustar com tomate cherry e manjericão.

Queijo Parmigiano Reggiano – é um queijo com uma textura quebradiça, de sabor frutado e com um aroma inigualável.

Queijo Mozarella de Búfala – feito de leite de búfala, tem uma pasta mole, muito suave e filata. É cozido em água a ferver e esticado para obter a textura elástica. Experimente a versão light.

Queijo Ricotta – de consistência macia e sabor delicado, o novo queijo ricotta torna as receitas mais leves e muito mais saborosas. É ideal para tartes e pastas.

Inglaterra

A História da Inglaterra poderia ser contada através dos seus queijos, que são a imagem das tradições mais antigas na arte queijeira. O queijo Cheddar é um dos mais famosos e pode ser utilizado em sanduíches, molhos, derretido em deliciosas tostas mistas e conjugado com chocolate negro.

Queijo Cheddar – é considerado o pai dos queijos do Velho Mundo. É um queijo de cura prolongada e sabor final a frutos secos.

 

Fonte: Continente Magazine (adaptado)