Mercado de Natal Amigo da Terra – Almada 2018

Bem-vindo a um Natal mais sustentável e solidário.

Abre já na próxima quarta-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 17h00, o Mercado de Natal Amigo da Terra, um evento com um conceito pioneiro em Portugal, que celebra este ano a sua 15.ª edição.

Até 16 de Dezembro, a Oficina da Cultura e a Praça S. João Baptista, bem no coração de Almada, vestem-se com as cores da quadra natalícia, num evento onde é possível descobrir propostas para presentes de Natal mais originais, sustentáveis e solidárias, trazidas por artesãos e makers de todo o país. Vários produtores de agricultura biológica e instituições de solidariedade social do concelho também marcam presença.

Um vasto programa de animação foi preparado, incluindo música ao vivo, teatros, showcookings sobre alimentação saudável, dezenas de eco-oficinas gratuitas, onde é possível construir as próprias prendas e decorações para a quadra, tasquinhas natalícias e muito, muito mais. Decorrerá ainda um Café ConSerto onde pode aprender a consertar os objetos que tem lá em casa que precisam de reparação. Outro destaque da iniciativa é o passeio de bicicleta solidário “Dois Pedais, Mais Natais”, no dia 16 de Dezembro, onde os participantes trarão bens alimentares que serão distribuídos pela REFOOD a famílias carenciadas do concelho de Almada.

Venha descobrir um Natal diferente!

 

 

Programa do Mercado de Natal Amigo da Terra 2018

Sugestões de presentes mais sustentáveis à sua espera!

No Mercado de Natal Amigo da Terra participam mais de 70 artesãos, marcas, produtores e criativos de todo o país, bem como várias instituições de solidariedade do concelho. A diversidade é muita, por isso é fácil descobrir aquela prenda original que procura. De produtos biológicos locais acabados de colher, a vestuário feito com matérias naturais, passando por brinquedos de madeira, acessórios de moda upcycle, plantas, cosmética natural, kits para fazer a sua horta em casa ou ter a sua própria criação de cogumelos, casas-ninho e imensas sugestões de peças decorativas e funcionais criadas a partir de materiais recicláveis, são apenas algumas das muitas propostas que pode descobrir.

Oficinas práticas diy a não perder

Ao longo de 5 dias, decorrerão mais 50 eco-oficinas gratuitas ao longo onde pode aprender a construir os seus próprios presentes e decorações de Natal, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo, ou utilizando materiais naturais. Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer. Número de participantes limitado por oficina. Duração média de cada oficina: 45 min. Saiba mais no programa detalhado.

Tasquinhas natalícias

Venha ao Mercado e petisque nas várias tasquinhas instaladas na Praça S. João Baptista. Entre sugestões natalícias vegetarianas, até produtos e doçaria regionais, passando por vinho quente e pão acabado de fazer, são muitos os sabores a provar nesta quadra.

Pedalar por um Natal mais solidário

No Domingo, dia 16 de Dezembro vista-se com cores e acessórios natalícios e venha pedalar no ciclopasseio solidário “Dois Pedais, Mais Natais”. Todos os participantes são convidados a trazer bens alimentares não-perecíveis, como enlatados, bolachas, cereais, arroz, e outros alimentos embalados que serão depois doados à REFOOD de Almada que os distribuirá por famílias carenciadas do concelho. O percurso é acessível para todos poderem participar.

Os participantes receberão uma recordação natalícia e um dia solidário inesquecível!

Ponto de partida: Praça S. João Baptista, 15h00 | Inscrições obrigatórias| loja@ciclistica.pt | 918 194 877 | Organização: Câmara Municipal de Almada e Ciclística

Showcookings para um Natal mais saudável

Venha aprender receitas saudáveis para o seu Natal e para o seu dia-a-dia, em várias aulas práticas de cozinha dinamizadas por especialistas reconhecidos na matéria. Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer. Saiba mais no programa detalhado.

Música e animação ao vivo

Ao longo dos 5 dias do Mercado, serão várias as bandas e DJ’s a trazer diferentes sonoridades ao evento em atuações intimistas. Também haverá vários momentos musicais de Natal assegurados por grupos e associações de Almada, no âmbito do programa “Do Natal aos Reis em Coro”. Peças de teatro e animação de rua para pequenos e graúdos fazem também parte do programa. Saiba mais no programa detalhado.

Presentes a 1€

Todas as entidades que farão vendas no Mercado foram desafiadas a ter uma sugestão de oferta que não ultrapasse o valor solidário de 1€. Para todos poderem fazer compras de Natal.

Adote um amigo de 4 patas

No espaço da Amor Rafeiro pode adotar um novo animal de estimação e saber como pode contribuir para ajudar esta causa.

Programa detalhado aqui

Para mais informações: Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental | Tel. 21 272 25 18 | almada21@cma.m-almada.pt