Vamos todos contribuir para o desperdício zero!

 

Bea Johnson tornou-se a guru do estilo de vida sem desperdícios ao trocar, com a família, o dia-a-dia repleto de comodidades por uma vida frugal e sem desperdícios. No seu livro “Desperdício Zero” (Editorial Presença), a autora explica como seguir o seu exemplo. Fique com algumas sugestões para a área da cozinha a alimentação.

 

Quando tem convidados à mesa…

Eis algumas ideias que vale a pena ter em consideração quando tem convidados em casa, para almoçar ou jantar, e quer pôr em prática algumas das sugestões que a autora propõe no seu livro.

Comida

Evite utilizar bandejas e travessas de servir. Servir a comida diretamente para os pratos simplifica, reduz a louça a lavar e encoraja a criatividade no empratamento, permitindo-lhe controlar as doses que são servidas, logo a possibilidade de reduzir o desperdício. Sirva doses pequenas e informe que pode servir os pratos uma segunda vez.

Dê preferência a acepipes. Os acepipes eliminam o desperdício de comida que, de outro modo, acabaria por ficar nos pratos, reduzem a quantidade de louça a lavar depois, e são uma excelente forma de aproveitar as sobras.

Bebida

Acrescente quartos de limão, rodelas de pepino ou alecrim à água da torneira, em lugar de servir água com gás engarrafada.

Compre bebidas tendo em conta a reutilização das garrafas.

Decoração

Usar louça de cerâmica, talheres “verdadeiros” e guardanapos de pano poupa dinheiro, ao mesmo tempo que confere elegância ao evento.

Faça novas candeias decorativas reaproveitando os suportes vazios (e as bases de pavios). Pode enchê-las com cera ou azeite.

 

Na cozinha…

As sugestões de poupança de energia, água e tempo na cozinha também vão ajudar nos seus esforços em prol da sustentabilidade e da poupança nos gastos.

Energia

Adeque o tamanho da base dos tachos, panelas e caçadoras ao tamanho do bico do fogão.

Teste o isolamento do frigorífico fechando a porta sobre uma bota (de cinco euros, por exemplo), em vários pontos ao longo da porta. Se esta não prender a nota firmemente no lugar, o mais certo é a borracha isolante não estar a vedar corretamente.

 

 

Água

Mantenha um recipiente (um alguidar, por exemplo) no lava-louças para recolher a água de lavar, de cozinhar a vapor, ou de ferver os legumes, e utilize a água assim recolhida (depois de fria) para regar as plantas.

Encha uma cuba do lava-louça ou um alguidar com água para ir enxaguando a louça ao longo do dia, em vez de abrir a torneira de cada que quiser passar por água uma peça de louça.

Tempo

Aprenda os truques que os profissionais usam para cortar, picar ou laminar, de forma a aproveitar ao máximo o tempo que passa na cozinha.

Apetreche as garrafas do óleo, azeite e vinagre com bicos doseadores.

E para terminar, uma receita de Pudim de Pão, de modo a aproveitar o pão duro que tenha em casa.

Ingredientes: 375 g de pão duro, partido aos bocadinhos; 4 ovos; 500 ml de leite; 200 g de açúcar.

Como fazer: Espalhe os bocados de pão duro num tabuleiro de ir ao forno, previamente untado. Misture e bata os restantes ingredientes numa tigela média. Verta a mistura sobre o pão. Coza no forno a 180ºC, até que uma faca espetada no centro do bolo sai limpa (cerca de 45 minutos).

Bom apetite e boas poupanças, sem desperdícios!

Fonte: Continente Magazine