Rota das aldeias do xisto | Turismo em Portugal

 

A rede de aldeias do xisto é constituída por 24 aldeias, que envolvem 14 municípios distribuídos pela região centro [Beira Baixa]. São elas as aldeias de Benfeita (Arganil), Martim Branco e Sarzedas (Castelo Branco), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Barroca e Janeiro de Cima (Fundão), Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira, Pena (Góis), Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Talasnal (Lousã), Gondramaz (Miranda do Corvo), Álvaro (Oleiros), Fajão e Janeiro de Cima (Pampilhosa da Serra), Ferraria de S. João (Penela), Figueira (Proença-a-Nova), Pedrógão Pequeno (Sertã), Água Formosa (Vila de Rei), Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão).

Cada uma propõe ao visitante percursos distintos, mas sempre com a mesma preocupação. Recuperar as tradições, valorizar o património arquitectónico construído, dinamizar as artes e ofícios, de aldeias condenadas ao desaparecimento. Entre as muitas propostas da rede, sugerimos a visita a aldeia de Benfeita, situada entre Coja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor, palco do último filme de Miguel Gomes “Aquele Querido Mês de Agosto”.

Pode, simplesmente, percorrer as ruas da aldeia, as margens das ribeiras do Carcavão e da Mata, o recuperado moinho do Figueiral e alambique onde ainda se vê como se aproveitava a força da água. O ateliê da feltrosofia onde se fazem peças em feltro com design contemporâneo. Subir à Fonte das Moscas e observar o casario branco e as paredes de xisto, conhecer as belezas naturais da Mata da Margaraça e da Fraga da Pena.

Poderá também gostar de ler sobre a Rota do Contrabando ou sobre a Rota do Vinho do Porto.

Outra das propostas é visitar a aldeia do Talasnal, a maior do concelho da Lousã. Foi devido a este programa de recuperação das aldeias de xisto que o Talasnal conseguiu ter telefone, água canalizada, Internet de banda larga e electricidade. Muitas casas aqui recuperadas, assim como em Casal Novo e Chiqueiro, foram entregues a estrangeiros (holandeses, belgas) que se dedicam à arte. Em Cerdeira, por exemplo, onde o cineasta João Mário Grilo gravou O Fim do Mundo. Aproveite para conhecer a Rede de Lojas das Aldeias do Xisto onde se vendem produtos genuínos feitos por artesãos destas povoações. A mais recente foi a loja do Fajão, em Pampilhosa da Serra.

Florbela Alves