Rota do Vinho do Porto | Turismo em Portugal

 

É em tons fortes, texturas marcadas e relevos acentuados que se pinta este cenário. Dentro da unidade geográfica da Região Demarcada do Douro, que engloba acentuadas assimetrias e uma rica paisagem física e natural, a actividade vinícola pontuada por vinhas e quintas, caves e adegas marca a história desta região.

Criada em 1996, a Rota do Vinho do Porto surgiu como forma de potenciar toda a riqueza e tradição da zona. Sendo constituída por 49 lugares, ligados em rede, directa ou indirectamente relacionados com a produção do  vinho do Porto.

Assim, a Rota propõe a realização de uma série de percursos para o visitante tomar contacto directo não apenas com as formas de cultivo e produção de vinho, mas também com gentes e costumes. Nomeadamente, através de visitas e provas de vinhos em quintas, onde se pode saborear a gastronomia tradicional, e dormir em belas e seculares quintas. Em complemento, há actividades como os Laboratórios de Sabores, com provas de vinhos e produtos regionais, como pão, azeite e compotas.

Poderá gostar de ler sobre o Vinho do Porto ou sobre os Vinhos do Douro.

A Rota organiza ainda actividades e desportos radicais em parceria com diversas empresas, e faz reservas para cruzeiros no rio Douro e viagens no Comboio Histórico. A paisagem de socalcos de videiras, imagem de marca da mais antiga região demarcada do mundo, convida a percorrer caminhos, rios e vales, quase sempre na companhia do Douro. E para garantir que o essencial deste património mundial ficará para sempre na memória não se pode deixar de provar, à mesa, vinhos e produtos regionais.

Por uma semana, um fim-de-semana, uns dias ou umas horas, renda-se ao Douro. Vai ver que não se arrepende!

Mais informações em: Instituto dos Vinhos do Douro e Porto | Caves de Vinho do Porto

Fonte do texto: folheto publicitário
Imagem de destaque adaptada