Rota dos Moinhos de Água | Turismo

Há 14 moinhos de água (ou azenhas) na Montaria, Viana do Castelo, símbolo do funcionamento comunitário de outrora, que foram recuperados através de um projecto da Associação Desportiva e Cultural Montariense e do Pelouro do Ambiente de Viana do Castelo há quase uma década.

Ao visitante são propostos sete percursos pedestres ambientais (todos eles com ponto de partida em S. Lourenço da Montaria) que atravessam as belíssimas paisagens da serra d’Arga. Estes percursos permitem conhecer as tradições destas aldeias cujas famílias voltaram a fazer a farinação do seu cereal (para comer ou dar aos animais).

Para partir à descoberta, sugere-se a marcação prévia. Serão os próprios proprietários dos moinhos que guiarão o visitante. Os graus de dificuldade são variados e as extensões dos percursos oscilam entre os dois e os oito quilómetros.

Nesta zona, em Carreço, existe ainda o único moinho de vento de velas trapezoidais de madeira em funcionamento em Portugal: o Moinho de Vento de Montedor. Aos fins-de-semana, e sob marcação, o Grupo Folclórico do Carreço organiza piqueniques (onde se serve a típica salada de lamparões e mexilhões, pataniscas, sonhos, entre outros pratos típicos).

Poderá também gostar de ler sobre a Rota das Aldeias do Xisto ou sobre a Rota dos Escritores.

Aconselha-se ainda a visita ao Museu do Pão de Outeiro, situado numa antiga escola primária, onde se observa uma mostra de alfaias agrícolas relacionadas com o ciclo do milho e do pão.

Depois da visita, aproveite para provar a broa cozida em forno a lenha ou chouriço.

Fonte: folheto promocional

Núcleo Museológico dos Moinhos de Vento de Montedor

Este núcleo foi criado como forma de enquadrar a recuperação de um moinho de vento de velas trapezoidais de madeira, tipologia comum no litoral Norte, de que apenas resta este em funcionamento. Para além deste moinho pode ser também visitado um outro de velas de pano onde funciona o centro de interpretação com informações sobre os moinhos e a região e sobre os percursos ambientais e patrimoniais que percorrem os mais significativos espaços naturais da freguesia.

O Grupo Folclórico Danças e Cantares de Carreço responsabiliza-se pelas visitas podendo, com marcação, fazer uma prova da gastronomia e das danças e cantares locais.

Lugar de Montedor – Carreço
4900 Viana do Castelo
GPS: N 41° 44.932 W 8°52.540
Tel. (+351) 258 809 306
E-mail : museutraje@cm-viana-castelo.pt
Horário: Quinta-feira 09h30-12h30; Sábado e Domingo 14h00-17h00 (marcação prévia com 10 dias de antecedência)

Núcleo Museológico do Pão e Azenha de Outeiro

Situado numa escola primária desactivada, este núcleo debruça-se sobre o Ciclo do Pão, desde o cultivo do cereal até à cozedura, dividindo-se por temas de acordo com o local em que os trabalhos são feitos.

No local foi montado um forno de lenha onde, por marcação, é cozida broa, que se pode provar acompanhando o mel produzido nas encostas destas serras.

Pode ainda visitar uma azenha copeira onde era moído o grão, fazendo a farinha que será usada na confecção broa.

Antiga Escola Primária de Outeiro
Lugar da Rocha – Outeiro
4900 Viana do Castelo
GPS: N 41° 44.990 W 08° 46.893
Tel.: (+351) 258 809 306
E-mail : museutraje@cm-viana-castelo.pt
Horário: Quarta e Sexta-feira (marcação prévia); Sábado e Domingo 15h00-17h00

Fonte