Rota de Vinhos da Península de Setúbal  

 

Serra e mar. Cidade e campo. Modernidade e tradição. É nesta sucessão de opostos que se desenvolve a Península de Setúbal / Costa Azul. Conhecida pela tradição secular de região vinhateira, tem para oferecer uma paleta diversificada de vinhos, que aliam qualidade ao património cultural de que são testemunho.

Com o objectivo de promover o enoturismo e valorizar os vinhos da região, surge a Rota de Vinhos da Península de Setúbal / Costa Azul.

Localizada nos concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal, esta Rota integra as adegas aderentes em roteiros turísticos de descoberta das vinhas e dos vinhos. São seis as propostas que incluem visitas a adegas, provas de vinho, gastronomia e artesanato, conjugadas com actividades como o golfe, karting, observação de golfinhos ou passeios de barco e de bicicleta, integradas num profuso calendário de eventos.

No coração da vila de Palmela, encontra-se a Casa Mãe da Rota de Vinhos. Uma antiga adega reconvertida em ponto de informação enoturística, que efectua as necessárias reservas para visitas às adegas e funciona igualmente como loja de vinhos, onde é possível degustar o melhor desta região vinícola. Os frutados vinhos brancos, os jovens rosés, os encorpados vinhos castelão e os afamados Moscatéis de Setúbal. A Casa Mãe da Rota de Vinhos tem também para oferecer produtos tradicionais de qualidade, como bolos regionais, mel, compotas, manteiga de ovelha ou Queijo de Azeitão.

Poderá também gostar de ler sobre Um vinho para cada prato – algumas sugestões.

Percorra uma região privilegiada e descubra esta terra de vinhos!

Rota de Vinhos da Península de Setúbal / Costa Azul. Um convite aos seus sentidos.

Nota: Antes de efectuar as Rotas sugeridas, aconselhamos um contacto prévio com a Casa Mãe de Vinhos através do telefone 212 334 398 ou e-mail: info@rotavinhospsetubal.com para informações sobre a marcação de visitas e horários de funcionamento das adegas.

 

Localização da Casa Mãe da Rota de Vinhos

A partir das zonas Centro e Norte de Portugal, deve atravessar a Ponte 25 de Abril ou a Ponte Vasco da Gama, percorrendo as auto-estradas A2 ou A12, respectivamente. Vindo do Sul, siga a auto-estrada A2. De Évora ou Badajoz, utilize a auto-estrada A6, atravessando o Alto Alentejo e seguindo pela A2. Se vier do Sul de Espanha, a alternativa é percorrer a auto-estrada Sevilha – Huelva, passando por Vila Real de Santo António, continuando pela Via do Infante até chegar à auto-estrada A2.

Na saída Palmela, contorne a rotunda e siga em direcção a Palmela. Não vire na primeira entrada à esquerda para a Vila e siga em frente. Vire mais à frente, à esquerda, onde encontra a indicação Casa Mãe da Rota de Vinhos. Suba a Avenida da Liberdade e parqueie o seu veículo. A Casa Mãe da Rota de Vinhos localiza-se no Largo de S. João em frente ao Cine-Teatro.

GPS: N 38º 34’ 17’’ – O 54º 54’ 17’’

Texto: Folheto de divulgação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal

 

Poderá gostar também de conhecer…

Rota I – Por Terras de Santiago – História, Património e Artesanato

O percurso pedestre sugerido tem início no Castelo de Palmela, monumento nacional desde 1910. Dentro das muralhas do Castelo encontra, para além do Posto de Turismo, o antigo Convento, que actualmente é uma Pousada. Saber mais

Rota II – Por Terras da Arrábida – Vinho, Arte e Natureza

A estrada é ladeada pelas vinhas e pastagens da Quinta de Camarate, que se dedica à produção de Queijo de Azeitão e também à criação de ovinos. Saber mais

Rota III – Por Terras Verdes – Vinhas e Golfe

A partida tem início no largo de S. João, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos, uma antiga adega reconvertida em central de reservas para visitas às adegas e loja de vinhos e de produtos regionais. Saber mais

Imagem de destaque