Signo de Virgem | Signos do Zodíaco

 

O período que vai de 24 de Agosto até 23 de Setembro é o período em que o Sol se encontra na constelação da Virgem. O poder do fogo, que teve a sua máxima expressão no signo precedente, cede o lugar ao elemento terra, que, apesar de gozar ainda do precedente calor solar, sente aproximar-se a mordedura do frio. É uma terra já não operosa e paciente como a do Touro, mas pronta a extinguir as suas energias para permitir que o devir do mundo não cesse. Prepara-se para o letargo outonal.

A Virgem, em sentido metafórico, desenvolve, pois, mais lúcida e criticamente as faculdades do Touro e as suas qualidades caracteriológicas. A terra que a domina não é uma terra acabada de criar, como a do Touro, mas uma terra que sofreu todo o processo da vida e que levou a bom termo o seu objectivo. O planeta senhor da Virgem é Mercúrio, no seu domicílio nocturno. Assim, a Virgem tem o dom da inteligência mercurial, menos inconstante, porém, do que a dos Gémeos e de alguma forma mais lúcida e sábia.

Diferentemente dos nativos do Touro, os nativos da Virgem são dotados de maior capacidade intelectual, mais intensos e melancólicos. Pode dizer-se que a Virgem é o signo da teoria e da construção dos sistemas intelectuais. Grandes filósofos, historiadores, sistematizadores do saber, nasceram sob este signo.

A Virgem, tal como uma terra que vai arrefecendo, é pouco sociável, rigorosa, mas capaz igualmente de autocrítica lúcida e desapaixonada. No seu aspecto pior, o nativo da Virgem pode tornar-se inflexível e maníaco, perdendo-se num contínuo e obsessivo cismar.
Fonte: “Os segredos da Astronomia” – vol.III (Para além da ciência)

Há quem acredite e quem não acredite! Ainda que apenas por mera curiosidade, fique a saber, de forma sucinta, algumas características dos nativos do signo Virgem: os nativos deste signo de terra são pessoas metódicas e meticulosas. Devido ao espírito crítico que as domina, são afastadas, muitas vezes, da amizade e simpatia dos outros. As suas grandes qualidades intelectuais são prejudicadas pelo seu feitio e intolerância. No amor, acham inúteis as exageradas manifestações de carinho.

 

Conheça, também, algumas informações sobre os outros signos do Zodíaco: