XXII Desfile do Traje Popular Português

XXII Desfile do Traje Popular Português - Abrantes - 16 de Setembro 2017 - 22 horasA Federação do Folclore Português vai levar a efeito um dos seus maiores eventos, o Desfile do Traje Popular Português, em Abrantes, no próximo dia 16 de setembro, pelas 22h00.

Este evento, que reúne as cores, as texturas e a arte do trajar tradicional de todo o país, contará com mais de 500 participantes que representarão várias temáticas do trajar do povo de antanho.

Este ano contará com algumas novidades já que, através da mobilização dos Conselhos Técnicos Regionais, está a Federação do Folclore Português a organizar alguns quadros etnográficos, incluindo temáticas que vão desde a infância ao namoro e casamento passando pelo luto, focando, igualmente, diversas atividades tradicionais de outros tempos e o modo como o traje se adaptava às suas funções.

Este ano estão já confirmadas presenças das regiões autónomas e das comunidades portuguesas, facto que não acontecia há algum tempo testemunhando que o trabalho feito ao longo do início deste mandato está já a colher frutos.

Perspetiva-se, então, um momento de grande elevação para a cultura popular de matriz tradicional portuguesa.

Os Grupos deverão inscrever-se junto da secretaria da FFP em formulário já enviado até 6 de setembro. Após esta data irão as estruturas da FFP estudar o enquadramento dos trajes em cada temática para que no dia 16 de setembro o traje seja visto e reconhecido por todos quanto apreciam esta temática.

Sobre a Federação do Folclore Português

A Federação do Folclore Português é uma federação criada em 1977 que agrupa associações culturais ligadas ao folclore.

Em 2009, a Federação de Folclore Português, agregava cerca de 600 grupos mas mobilizava ainda mais 700 aderentes, ultrapassando assim o número de 1300 grupos folclóricos de todo o país.

Tem a sua sede em Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia, local onde era natural o seu primeiro presidente e fundador, o Comendador Augusto Gomes dos Santos.

Fonte