A primeira Feira de Queluz realizou-se a 17 de agosto de 1919
A primeira Feira de Queluz
Animadas do louvável propósito de desenvolver o comércio local, as autoridades da vila de Queluz inauguraram ali, a 17 do mês findo [Agosto], uma feira anual, empreendimento de grande futuro, conseguido com um certo êxito.
Esta feira, que se realizou no amplo largo fronteiro à antiga residência real – um dos nossos monumentos arquitetónicos de subido valor, bem digno de ser admirado, – está destinada a ter, dentro em breve, sucesso e resultados idênticos às que se efetuam na Luz e nas Mercês, agora as duas feiras populares mais concorridas e animadas dos arredores da capital.
E para isso deve contribuir deveras o magnífico sítio, onde ela teve lugar, sendo de crer que em anos posteriores este novo mercado, subindo de importância, vá atraindo à vila de Queluz lambem a concorrência dos lavradores e produtores das proximidades.
Para ler: Saloias vendendo na Praça da Figueira – 1860
Foi, pois, uma tentativa que merece não só os maiores encómios como o incitamento de quantos amam o progresso daquela povoação, uma das mais pitorescas e, quiçá, a mais histórica do concelho de Sintra, servindo igualmente de estímulo para muitas outras de recursos iguais, senão maiores, e onde se tem mal ajuizado das grandes vantagens que adviriam do estabelecimento dum periódico mercado local.
Fonte: “Ilustração Portuguesa“, 1 de setembro de 1919 (texto editado e adaptado) | Clichés Serra Ribeiro | Legenda da foto de destaque: “Na primeira feira anual de Queluz realizada no largo daquela povoação“