Alecrim ou Alecrinzeiro | Plantas medicinais

Alecrim ou AlecrinzeiroRosmarinus officinalis

L.

LAMIACEAE ou LABIATAE.

Origem/ Habitat

Aparece espontânea nas charnecas e matagais do Centro e do Sul de Portugal, sendo subespontânea e cultivada no Norte.

Abunda no litoral mediterrânico.

Encontra-se em altitudes até aos 1500 metros.

Breve descrição botânica

A altura do alecrim pode variar entre os 50 cm e os 150 cm.

É um arbusto, com caules lenhosos e folhosos.

Tem um aroma muito agradável, parecido com o do incenso e da cânfora, mas o seu sabor é amargo.

As folhas, de um verde vivo escuro, são persistentes, estreitas e com os bordos enrolados.

A floração ocorre durante todo o ano, as flores dispõem-se ao longo dos caules nas axilas das folhas. Estas flores são azul claras e esbranquiçadas.

 

Para ler: Plantas medicinais em Trás-os-Montes e Alto Douro

 

Partes utilizadas

Planta florida e folhas.

Indicações

O alecrim é utilizado essencialmente pelo seu valor aromático e como condimento culinário, sendo também usado em defumações de casas.

 

Para ler: Guia para plantar aromáticas e legumes em casa

 

Outras aplicações

Em infusão de sumidades floridas, o alecrim é tomado em casos de nervosismo, insónias e depressões.

A infusão de alecrim adicionada à água dos banhos proporciona banhos revigorantes e desodorizantes.

Para os asmáticos, as folhas secas do alecrim são usadas em cigarro.

O “vinho de alecrim” é aconselhado para controlar o colesterol e para os problemas de coração (no primeiro caso são as sumidades floridas as utilizadas, no segundo caso são as folhas frescas).

Em decocção, o alecrim, toma-se para problemas de fígado.

Outros nomes vulgares

alecrim-da-terra, alicrizeiro, rosmaninho. 1

 

Para ler: Plantas – as utilidades do imenso património vegetal existente

 

Chá de alecrim

“A infusão da erva da alegria em chás também é muito utilizada para diversos fins.

Quem sofre de depressão ou está enfrentando um momento de baixa autoestima e tristeza pode tomar a bebida às sextas-feiras e terá sua moral e alegria levantadas.

Crianças introvertidas e pessoas muito tímidas também podem se beneficiar do chá, que proporciona sensação de coragem, confiança e alegria.

Aos doentes e internados no hospital, os benefícios espirituais do alecrim são as boas energias e vibrações positivas, que podem vir como chá ou escalda pés.

Ingredientes

Alecrim seco: três colheres de sopa;
Água: um litro.
Modo de preparo

1. Leve a água ao fogo em uma chaleira.

2. Quando levantar fervura desligue o fogo e adicione o alecrim.

3. Deixe a erva infusionar por pelo menos dez minutos.

Vale lembrar que os benefícios do alecrim não se resumem ao espiritual, mas também se estendem ao corpo e mente.

Para a saúde, a erva é um excelente fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida.

Qual a quantidade diária para consumo deste chá?

O consumo do chá pode variar de 150 a 250 ml por xícara. Pode ser tomado de duas a três vezes ao dia entre as refeições, e sugere-se a ingestão em até 15 minutos após o preparo, para melhor aproveitamento das propriedades benéficas do alecrim.

“Alecrim” (canção popular)

Alecrim alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos
ai meu amor
quem te disse a ti
que a flor do monte
era o alecrim

Alecrim alecrim doirado
que nasce no monte
sem ser semeado
ai meu amor
quem te disse a ti
que a flor do monte
era o alecrim

Letra e música: popular

A Lenda do Alecrim

Dizem que quando a sagrada família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que eles passavam por elas.

O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice.

O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.

Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas.

Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.

— O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.

Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.

— Obrigada, gentil alecrim! — disse Maria.

— Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando.

E não são apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos.

“Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.”

1 Fonte: “Etnobotânica – Plantas bravias, comestíveis, condimentares e medicinais“, José Alves Ribeiro, António Monteiro e Maria de Lurdes Fonseca da Silva (texto editado e adaptado) | Imagem