Algarve – Terra de paixões e de encantos sem fim!

Algarve – Terra de paixões

Não há apenas um Algarve, mas vários. Quando pensamos nesta terra de luz e de mar, lembramo-nos imediatamente, é claro, das praias. Dos mais extensos areais às mais escondidas e recônditas praias selvagens, só acessíveis pelos mais aventureiros, o Algarve é a rota da areia e do sol.

Mas há muito mais para descobrir, das serranias aos parques naturais, passando pelo riquíssimo património construído – testemunha de heranças árabes e cristãs, que nos recorda episódios marcantes da nossa história.

De tudo isto se encontra no Algarve: belezas naturais e uma cultura rica, que podemos visitar nos muitos museus e espaços culturais da região, ou provar nos pratos típicos, na doçaria regional, nas especialidades apuradas e melhoradas de geração em geração.

É esta riqueza, assente no orgulho de acolher os visitantes de braços abertos, que lhe trazemos aqui. Dos grandes atractivos e espaços de animação às actividades e rotas menos conhecidas, revelamos alguns dos segredos mais apaixonantes do Algarve. Nele encontrará sempre uma experiência única, à sua medida.

Algarve - Terra de paixões e de encantos sem fim!Algarve – Um lugar ao sol

Iluminado pela meteorologia generosa do sul, o visitante do Algarve encontra aqui a tranquilidade dos dias lentos – e um mundo de novidades para viver!

Diz-se que não devemos voltar aos lugares onde fomos felizes. Nada menos certo! O Algarve, para tantos de nós associado à memória dos intermináveis Verões da nossa infância, é sempre um lugar de regressos felizes.

Seja para voltar aos sítios familiares, onde nos sentimos confortáveis e á vontade, seja para mergulharmos em novas descobertas, há sempre um mundo para viver nesta região única.

Do Barlavento ao Sotavento, das serras até à costa, passando pelo barrocal, o Algarve concentra uma variedade enorme de paisagens, atractivos e experiências.

Numa área de cerca de 5.000km2 espalhados por 16 concelhos, com perto de 200 quilómetros de costa que se desenha em dramáticas falésias ou se rende em praias de longos areais pontuados por dunas, cabe um pouco de tudo.

Destino de férias por excelência para milhões de portugueses e estrangeiros, o Algarve é muito mais do que apenas sol e praia: a cultura rica destas terras e destas gentes convida-nos a conhecer as cidades e vilas, com as marcas da história guardadas nas suas muralhas e monumentos.

E o majestoso Guadiana

Desafia-nos a explorar as serras, os parques naturais, as margens do majestoso Guadiana. Abre os braços aos desportistas – do golfe ao automobilismo, passando pela caminhada e pelos desportos de aventura. Recompensa-nos com alguma da melhor gastronomia do país.

Chegar é o mais fácil: rumando a sul, pela A2 ou pelo confortável IC1, vindo de comboio ou aterrando no aeroporto internacional de Faro, a facilidade de acessos garante a proximidade da região – a duas horas de caminho da capital e a um pulo da vizinha Espanha, através da rápida e confortável Via do Infante.

Está também nas acessibilidades, na facilidade com que se liga ao mundo, muito do cosmopolitismo do Algarve, ponte de encontro de pessoas de várias nacionalidades, amantes da natureza ou da animação, movidos pelo desejo de passar uma temporada descansada com a família, ou de celebrar uns dias de aventura, festa e animação entre amigos.

Um destino aberto, verdadeiramente democrático, com uma oferta diversificada e de qualidade para todos os bolsos e todos os tipos de viajante. Eis o Algarve, acolhedor, dinâmico, amistoso e hospitaleiro. Bem-vindo ao reino das descobertas!