Atividades agrícolas e outras durante o mês de Dezembro

Mais actividades agrícolas em Dezembro

Nos olivais

Prossiga a apanha da azeitona.

O varejamento das oliveiras é muito prejudicial ao arvoredo, mesmo quando se executa com os devidos cuidados. Enquanto não tiver melhor sistema, não deve varejar de fora para dentro, mas de dentro para fora.

Logo que concluída a colheita, lavre a 0,20-0,25 metros e incorpore os fertilizantes e correctivos, de preferência localizados.

Nas matas

Continue a sementeira da penisco, de preferência em linha, e o plantio de árvores, em especial nos locais não muito atreitos a geadas fortes.

Nos currais

Tenha cuidado com o estado das unhas dos ovinos para evitar a pieira. Dar banho às patas com uma solução de sulfato de cobre a 5%.

Nos apiários

Continue a ter os cuidados recomendados no mês anterior.

Aproveite a ápoca de repouso para a preparação do terreno onde plantar árvores, arbustos e outras plantas melíferas, escolhendo as espécies que floresçam nas épocas de pólen na flora local.

Obras de Dezembro

conforme Paládio, in “Lunário Perpétuo”, de 1901

Suposto seja verdade que são poucas as obras do campo neste mês, contudo nas hortas se pode plantar toda a casta de hortaliça para a primavera.

E a madeira, que se cortar no minguante deste mês, será muito durável.

Ao lavrador que for curioso, não lhe faltará que fazer em seu ofício, como recolher feno, estercar onde for necessário, pisar esparto e fazer cordas, e preparar cubas, e limpar vasilhas e adegas; pode também no campo consertar valados e tapar portas.

Se neste mês se ouvirem os primeiros trovões, denotam próspera saúde, e bom ano.