Caminhos de Santiago – Caminho Português Interior

Castro Daire

A localização distinta de Castro Daire faz desta região um lugar único, com o seu magnífico cenário natural.

A paisagem resulta de um planalto por onde passa o Rio Paiva, considerado excelente para o rafting, e as características de altitude da Serra do Montemuro – um sítio designado na rede Natura 2000.

A palavra “Castro” significa tipo de aldeia fortificada, típica das paisagens montanhosas antes da ocupação romana.

A não perder…

Arte&Cultura: Pelourinho de Mões, Igreja de S. Pedro (em Mões), Capela de Santiago (em Baltar), Capela de Santiago (em Moura Morta), exposição etnográfica do Mezio (pelo caminho).

Natureza: Pedras da travessia do Rio Paiva, Praia Fluvial de Folgosa, cenário da Serra de Montemuro.

Dificuldade: Moderada (escalada acidentada desde a ribeira de Cabrum até Vila Meã).

Lamego

Lamego é a porta de entrada para a região do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 2001.

Este título, atribuído unanimemente, classifica a região vinhateira demarcada mais antiga do mundo, ordenada pelo Marquês de Pombal, em 1756.

A região vinhateira do Douro combina as vantagens do solo de xisto e a privilegiada exposição solar com as características únicas do seu microclima, juntamente com o trabalho árduo do homem.

A sua paisagem salienta três aspectos principais: a singularidade do território, a relação natural entre o vinho, as oliveiras e as amendoeiras, e a diversidade da arquitectura local.

A região do Douro, onde se produzem as denominações de origem “Porto” e “Douro”, cobre 250 ooo hectares, dos quais 48 000 estão ocupados com vinhas, e engloba 22 concelhos.

Nesta etapa (Lamego  – Vila Real), o Caminho de Santiago também atravessa o território dos municípios de

– Peso da Régua (onde se atravessa o Rio Douro, através de uma ponte pedestre restaurada)

– e Santa Marta de Penaguião.

A não perder…

Arte&Cultura: O Santuário de Nª Sª dos Remédios (Lamego), Catedral de Lamego, Museu de Lamego, Mudeu do Douro (Peso da Régua), Igreja de São Miguel de Lobrigos (Santa Marta de Penaguião).

Natureza: Parque Biológico de Lamego, Parque Natual do Douro Internacional.

Dificuldade: Moderada (dificuldade acrescida de Peso da Régua a Santa Marta de Penaguião, devido à inclinação acentuada do percurso de montanha).