Ciro, «o Grande», imperador da Pérsia (Irão) c. 600-529 a. C.
Ciro lI, «o Grande»Ciro lI, «o Grande», da Pérsia
, foi o fundador do primeiro grande império conhecido da História.
Foi muito estimado pelos habitantes da Grécia antiga, tendo sido citado por muitos dos seus escritores como um governante sábio.
Os Iranianos (como são chamados atualmente os Persas) consideram-no o fundador do seu país.
O nascimento de Ciro e os seus primeiros anos de vida estão rodeados de lendas. Dizia-se que o avô de Ciro, o rei dos Medos, sonhou que Ciro o havia de derrotar e deu ordem para que matassem o bebé.
O seu principal conselheiro não se resolveu a fazê-lo e, em vez disso, deu a criança a um pastor.
Quando Ciro se tornou adulto no país de Persis, revoltou-se contra o avô, cujo Exército se passou para o lado de Ciro.
Qualquer que seja a verdade contida nesta lenda, aproximadamente quinhentos e cinquenta anos antes de Cristo, Ciro herdou o reino dos Medos na Pérsia Ocidental.
Logo a seguir, aumentou os seus domínios ao derrotar Creso, rei da Lídia e ao conseguir a rendição pacífica das cidades gregas situadas na região que é atualmente a Turquia.

A maior conquista de Ciro foi a da famosa cidade da Babilónia, em outubro de 539 a. C.
Uma grande parte do povo desta cidade estava descontente com o rei, Nabónides, e recebeu Ciro com agrado.
Este recompensou as boas-vindas que lhe deram tratando-os bem e prestando homenagem aos seus deuses.
Libertou também os Judeus do seu cativeiro na Babilónia e deixou-os regressar à pátria.
Édito de Ciro
“
No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR pronunciada por Jeremias, o SENHOR inspirou Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, o seguinte decreto:
«Assim fala Ciro, rei da Pérsia: ‘O SENHOR, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, cidade de Judá. Quem de vós pertence ao seu povo? Que o seu Deus esteja com ele. Suba a Jerusalém, que fica na terra de Judá, e construa o templo do SENHOR, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. Todos os sobreviventes, onde quer que habitem, sejam providos pelos habitantes das localidades onde se encontram, de prata, ouro, cereais, gado e ofertas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém.’»
Regresso do exílio
“Assim, os chefes das famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e levitas e todos aqueles a quem Deus movera os corações, prepararam-se para ir reedificar o templo do SENHOR que está em Jerusalém.
Todos os que viviam nas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além de outras ofertas voluntárias. O rei Ciro entregou, também, os utensílios que Nabucodonosor tinha retirado do templo do SENHOR em Jerusalém e colocado no templo do seu deus. Ciro, rei da Pérsia, entregou-lhos por meio de Mitrídates, o tesoureiro, que os deu a Sesbaçar, príncipe de Judá. Eis o seu número: trinta bacias de ouro, mil bacias de prata, vinte e nove facas, trinta taças de ouro, quatrocentas e dez taças de prata e mil outros utensílios. Os utensílios de ouro e prata eram ao todo em número de cinco mil e quatrocentos. Sesbaçar levou tudo isso quando os exilados regressaram da Babilónia a Jerusalém.” (Esd 1, 1-11)
Com a Babilónia em seu poder, Ciro conquistou a Mesopotâmia, a Síria e a Palestina.

O seu império estendia-se desde o Mediterrâneo ao rio Indo, na fronteira da Índia, sendo o maior império conhecido nessa altura.
Ciro conseguiu este império pela combinação da diplomacia habilidosa com o génio militar.
O seu exército de arqueiros foi um fator importante do seu sucesso.
O seu império desenvolveu-se sob a dinastia dos Aqueménidas durante dois séculos, o que foi em grande parte um tributo para com a forma sábia como o administrou, manifestando tolerância para com os diferentes costumes dos seus súbditos e não alimentando rancores contra os que tinham sido seus inimigos.
A sua reputação transmitiu-se dos Persas aos Gregos e influenciou a imagem de Alexandre, o Grande, que iria fundar um império na mesma região.

Fonte: “Personagens da História”

