Datas comemorativas em Maio

Dia 17 – Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

O dia 17 de maio foi escolhido como Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, e assinada a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A UIT, como tal designada a partir de 1932, apresenta-se como a mais antiga organização intergovernamental, tendo-se constituído, em 1947, agência especializada das Nações Unidas.

Dia 17 – Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Dia 20 – Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus celebra-se, anualmente, a 18 de maio. Foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objectivo de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Dia 19 – Dia Mundial do Médico de Família

Dia 20 – Dia da Marinha

Nesta datas, evoca-se o dia da chegada da Armada de Vasco da Gama à Índia.

Dia 21 – Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi proclamado pela Assembleia-geral da ONU para assinalar a data da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.

Esta declaração eleva a diversidade cultural à categoria de “património comum da humanidade”, “tão necessária para a humanidade como a biodiversidade biológica para os organismos vivos” e cuja defesa é um imperativo ético indissociável do respeito à dignidade individual.

Na declaração constam linhas gerais que constituem orientações gerais para que os Estados Membros, em colaboração com o sector privado e a sociedade civil, as traduzam em políticas inovadoras.

Dia 22 – Dia do Autor Português

O Dia do Autor Português foi instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa. É comemorado no dia 22 de maio para homenagear os autores portugueses que, nas mais diversas áreas como

– a pintura,

– a literatura,

– a poesia,

– a música

– ou o cinema,

têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações. Também para distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

Dia 22 – Dia Internacional da Diversidade Biológica

Neste dia, comemora-se a adoção, a 22 de maio de 1992, do Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity.

Inicialmente, o dia da Biodiversidade comemorava-se a 29 de dezembro, data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica.

No entanto, em dezembro de 2000, a Assembleia-geral das Nações Unidas escolheu o dia 22 de maio como Dia da Diversidade Biológica, para comemorar a adoção do texto da Convenção. Esta alteração esteve também relacionada com o facto de os Estados terem dificuldade em realizar eventos a 29 de dezembro.

Dia 23 – Dia Nacional de Luta contra a Obesidade

Dia 28 – Dia Nacional do Alfaiate

O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 28 de maio, em Portugal.

A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo, a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas à mão. Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando fatos, calças, casacos e outras peças.

Dia 29 – Dia Nacional da Energia

O Dia Mundial da Energia é comemorado anualmente no dia 29 de maio. Foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra.

Dia 29 – Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

No Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas honramos a memória dos homens e das mulheres que perderam a vida ao serviço da bandeira das Nações Unidas.

Dia 31 – Dia dos Irmãos

«Os irmãos têm uma importância estrutural na nossa vida. Com eles partilhamos tudo, das roupas às bolachas, dos brinquedos aos livros e até o comando da televisão. Crescemos juntos, na mesma casa. Dividimos o triciclo, a bicicleta e mais tarde o carro. Estão nas nossas melhores memórias. Irritam-nos. Berram-nos. Batem-nos. Desafiam-nos. A sermos mais, a sermos melhores. A estar à altura. Ensinam-nos a lição da partilha, da paciência e da cumplicidade. Sabem os nossos defeitos e não nos deixam esquecê-los. E esta é a melhor forma de os combater.  

 A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas deseja a todos um feliz Dia dos Irmãos! » Mensagem de 2018

Dia 31 – Dia Mundial Sem Tabaco

Dado o tabagismo é um dos principais problemas de Saúde Pública à escala mundial, a Organização Mundial de Saúde consagrou o dia 31 de Maio como Dia Mundial sem Tabaco.

Último Domingo – Dia Nacional do Folclore Português

Conforme a Resolução nº 124/2015, da Assembleia da República, aprovada no dia 22 de Julho de 2015. Saber mais aqui.

Atenção: Conhece alguma data comemorativa que não esteja nesta página? Informe-nos, por favor. Obrigado.

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.