Declaração Universal dos Direitos da Água
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, na qual se declara o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial da Água.
Esta comemoração começou a ter efeitos a partir de 1993, e de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Já em 22 de março de 1992, a ONU tinha publicado um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”, na qual se pode encontrar um conjunto de posturas e atitudes com relação ao uso sustentável da água.
Ao todo são 10 artigos que, em princípio, devem ser tema de reflexão, discussão e análise nas mais diversas atividades dedicadas à celebração desse dia tão importante para a humanidade:
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimónia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e com um funcionamento normal para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente herança dos nossos antepassados; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. A sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica que haja respeito pela lei. A sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos da sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social.
Art. 10º – O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. (1)
Para ler: A importância do consumo de água no bem-estar e saúde humana
Os temas das edições do “Dia Mundial da Água” foram:
2024 – “Água para a paz”
2023
– Acelerando Mudanças — Seja a mudança que você deseja ver no Mundo
2022 – Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível
2021 – Valorizar a água
2020 – A água e as alterações climáticas – ligação intrínseca
2019 – Não deixar ninguém para trás
2018 – A resposta está na natureza
2017 – Águas residuais
2016 – Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos
2015 – Água e desenvolvimento sustentável
2014 – Água e Energia
2013 – Cooperação pela água
2012 – Água e segurança alimentar
2011 – Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
2010 – Água limpa para um mundo saudável
2009 – Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades
2008 – Saneamento
2007 – Lidando com a escassez de água
2006 – Água e cultura
2005 – Água para a vida
2004 – Água e desastres
2003 – Água para o futuro
2002 – Água para o desenvolvimento
2001 – Água e saúde
2000 – Água para o século XXI
1999 – Todos vivem rio abaixo
1998 – Água subterrânea: o recurso invisível
1997 – Águas do Mundo: há suficiente?
1996 – Água para cidades sedentas
1995 – Mulheres e Água
1994 – Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
(1)Fonte