Dia Internacional dos Museus 2020 no MNM

Dia Internacional dos Museus 2020

O Dia Internacional dos Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio. Foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. Tem como principal objetivo contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM escolheu o tema

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão“.

No Museu Nacional da Música

Dadas as atuais circunstâncias atuais, neste ano será uma celebração diferente, com uma programação especial online nas redes sociais do Museu Nacional da Música (Facebook e Instagram), que incluirá uma visita guiada, um workshop, momentos musicais com instrumentos históricos, um quiz, documentários e muito mais.

O Metropolitano de Lisboa associa-se também às comemorações. Assim, som do violoncelo Stradivarius do Museu irá ouvir-se em todas as estações de metro da cidade. Embora com limitações, o Museu estará também aberto ao público, com entrada livre, para visitas individuais e projeção da programação apresentada online.

Programação – 18 de Maio de 2020

O Metropolitano de Lisboa associa-se ao Museu Nacional da Música nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.

No dia 18 de Maio, quando entrar no metro, escutará música clássica. O som que vai ouvir em todas as estações é o do violoncelo Stradivarius de 1725 do Museu, interpretado por Pavel Gomziakov, com acompanhamento da Orquestra Gulbenkian, numa gravação de Haydn.

11h00 – Mensagem de Boas-vindas

As comemorações do Dia Internacional dos Museus no Museu Nacional da Música começam com uma mensagem de boas-vindas da diretora do Museu, Dra. Graça Mendes Pinto, transmitida através das redes sociais do Museu.

11h30 – Visita Guiada

O Museu Nacional da Música deixa o convite para assistirem a uma visita virtual guiada pelo músico Victor Palma, que irá apresentar alguns dos instrumentos presentes na exposição permanente com a audição de vários excertos musicais.

15h00 – Workshop “A filarmónica da Aldeia da Música em viagem até ao Museu Nacional da Música”

O Museu Nacional da Música apresenta online uma história dirigida às crianças, famílias e público em geral, conduzida pelo Maestro José Miguel Vitória Rodrigues em torno das bandas filarmónicas. Este conteúdo estará online a partir da página do Facebook do Museu.

16h00 – Restauro de uma Claviarpa das coleções do Museu

Uma das partes menos visíveis do trabalho de um museu são os restauros. Numa época em que a presença do público tem de ser contida, mostramos os bastidores do Museu através de um pequeno vídeo com o restaurador Geert Karman, que relata o processo de restauro de uma Claviarpa construída por C. Dietz em Paris, no séc. XIX.

17h00 – Momento musical com três cravos da coleção do Museu Nacional da Música

Apresentação no facebook e instagram do Museu Nacional da Música do cravo Taskin (Paris, 1782) e dos dois cravos Antunes (Lisboa, 1758 e 1789) da coleção. Cândida Matos, cravista e professora do Conservatório Nacional, interpretará repertório específico para cada um dos instrumentos musicais.

Quiz Musical

Apesar do confinamento, decidimos manter a tradição de organizar um Quiz Musical. Desta vez será de participação individual online e decorrerá ao longo do dia, no facebook e instagram da Instituição, dirigindo-se, como sempre, a todos quantos queiram divertir-se connosco, enquanto testam os seus conhecimentos sobre música.

Fonte

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.