Duas romarias antigas no Algarve

Duas romarias antigas no Algarve

 

Festa de Nª Sª do Carmo – Fuzeta

Religiosamente falando, a padroeira da Fuzeta é Nossa Senhora do Carmo. Mais do que a denominação do calendário litúrgico, as gentes da Fuzeta transformaram as preces à «Senhora dos Navegantes» numa súplica pela protecção contra a fúria do mar.

A pesca do bacalhau na Terra Nova ou na Gronelândia era dura, as embarcações precárias e as condições de trabalho terríveis. Um escapulário usado como que colado ao corpo acompanhava sempre os pescadores.

As pequenas imagens eram benzidas antes da partida, e na localidade ainda permanecem recordações dessa cerimónia.

A procissão remonta a meados do século passado, quando, ao haver conhecimento de um naufrágio, foi a aldeia em peso pedir à padroeira a salvação dos homens em perigo. Caso se salvassem haveria de ser feita, a partir daí, sentida homenagem e esplendorosa festa.

Não há registos fidedignos desse hipotético salvamento, mas a tradição enraizou-se. Com o passar dos anos a festa da Senhora do Carmo passou a assinalar fundamentalmente o regresso dos pescadores bacalhoeiros.

Mudam-se os tempos…

A extinção da «frota branca» (como era conhecida a frota que se dedicava à pesca à linha do bacalhau), levou ao retorno da data festiva às origens, a Senhora do Carmo, cujo dia litúrgico é alvo de manifestações semelhantes em muitas das comunidades piscatórias do Mediterrâneo.

A procissão ao longo da Ria Formosa, com as embarcações, ainda é uma sentida e ingénua homenagem dos homens do mar à sua padroeira.

Vai a imagem da Igreja do Livramento, onde está recolhida durante o ano, até ao cais da Fuzeta, para regressar 48 horas depois em caminho inverso.

A este passeio marítimo, realizado na véspera do 16 de Julho, junta-se uma mais clássica procissão no dia seguinte, pelas ruas da vila, culminando com a bênção das embarcações junto ao cais.

Nos seus votos continuarão, talvez, a pedir protecção contra os naufrágios, mas suplicarão certamente o fim da crise que se tem abatido sobre a actividade pesqueira da Fuzeta.1

Imagem em destaque retirada daqui.  1 In GUIA Expresso “O melhor de Portugal” – 12 – Festas, Feiras, Romarias, Rituais

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.